quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Projeto "ENTRELINHAS" vence prêmio nacional DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA



O projeto "ENTRELINHAS: UMA PLATAFORMA SOCIOEDUCACIONAL" é um dos 11 vencedores do Desafio Criativos da Escola 2017. O  “Entrelinhas” é um projeto interdisciplinar que visa desenvolver o hábito da leitura na escola e na comunidade através de 30 atividades socioeducativas. Colagem de trechos de livros pelas ruas da cidade, envio de poemas para a população local, círculos itinerantes de leitura com alunos e moradores locais, distribuição de livros em espaços públicos e a promoção do 1º concurso de poesia para estudantes de escolas públicas de Cascavel, são exemplos de atividades desenvolvidas pelo projeto premiado.

Entre os dias 02 e 05 de dezembro, o professor orientador Sérgio Néo e os estudantes David Silva, Raquel Miranda e Karine Sousa viajaram ao Rio de Janeiro para o encontro dos 11 projetos vencedores nacionais do Desafio 2017. No Rio, a equipe participou de oficinas de criação e inovação e atividades culturais, além é claro, do evento de premiação que celebrou o protagonismo e a criatividade dos projetos campeões.

Esse ano o desafio recebeu 1492 inscrições de projetos vindos de todas as regiões do país. O projeto da EEM Ronaldo Caminha Barbosa foi um dos vencedores do 15º Prêmio Escola Voluntária, destaque no Ministério da Educação e participará, entre os dias 13 e 16 de dezembro, do Ceará Científico Etapa Estadual.

A EEM Ronaldo Caminha parabeniza o professor e estudantes envolvidos no projeto e acredita que a participação em eventos e feiras científicas é uma estratégia para estimulação do protagonismo estudantil. Parabéns Entrelinhas!

Projeto "S.O.S CASA" vence Prêmio Respostas para o Amanhã 2017

Qual a sua contribuição para tornar o mundo um lugar melhor? Essa foi a questão norteadora da 4ª edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã 2017, promovido pela SAMSUNG. O Prêmio desafia jovens a investigar as comunidades onde vivem e a elaborar projetos que apresentem soluções simples, a partir dos conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, para melhorar o lugar a que pertencem.






Foram 1371 projetos inscritos, de todos os estados brasileiros. Dentre as milhares de iniciativas enviadas à 4ª edição da premição, 25 foram selecionados como vencedores regionais, 5 de cada região. No dia 05 de dezembro ocorreu a cerimônia de premiação e a diretora Maria Amélia Sampaio e a professora Jôseline Maria Sousa Nascimento, foram à São Paulo para o encontro das 25 escolas campeãs regionais.

Na noite do 05 de dezembro, foram anunciados os 5 projetos vencedores do Prêmio Respostas Para o Amanhã 2017. O projeto SOS CASA, que aplica conhecimentos das ciências exatas e sociais no desenvolvimento de tecnologias sociais para melhoramento da qualidade de vida de famílias que moram em casas de taipa em Cascavel-CE, venceu a etapa nacional do prêmio. A turma do 2º ano manhã receberá como premiação 45 tablets. 

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza professores e alunos envolvidos no projeto e acredita que a educação científica é um caminho para transformação de realidades. Parabéns SOS CASA.