Quem Somos


HISTÓRICO

A Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, situa-se em Caponga, distrito de Cascavel, distante 60km de Fortaleza, vem desempenhando ao longo de sua história um papel importantíssimo na educação local, por ser única escola estadual que ministra o ensino médio.

Primeiramente, a escola denominava-se E.P.G. Engenheiro Ronaldo Caminha Barbosa quando então foi reconhecido o curso de ensino fundamental, pelo parecer Nº 188/94 do Conselho Estadual de Educação.

Passou a ser chamada E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa devido ao seu reconhecimento do ensino médio nos termos do parecer Nº 885/2003, com vigência até 31/12/2008.

A escola foi construída pelo governo do estado, onde é mantida unicamente por verbas estaduais e federais. Participa de diversos programas mantidos pelo governo.

Desde 2012 a escola tem com principal projeto, O Jovem de Futuro, que se trata de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão.

Atualmente está sob a gestão da professora Iara Valente do Nascimento graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em Português e em Gestão da Educação Pública, auxiliada pela coordenadora Amélia Sampaio Bacharel em Geografia e Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e também pela coordenadora Mônica Barbosa Canuto formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

A Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa tem como missão assegurar um ensino de qualidade, oportunizando o educando a situações de construção do conhecimento promovendo o seu crescimento pessoal, social de forma consciente, solidária, responsável, participativa e crítica, visando a sua integração e atuação no meio sociocultural.