Projetos

A E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa, com o objetivo de melhorar a aprendizagem, descobrir novos talentos e desenvolver ainda mais a capacidade criativa dos seus alunos, traz, além dos já existentes, novos projetos para este ano de 2012. Você poderá ver logo abaixo uma síntese destes projetos e quem sabe, também desenvolvê-los em sua escola.
A E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa, dando continuidade às ações do Projeto africanidades, com o tema: “Identidades: o jeito negro de ser”, movimentando toda a classe estudantil para a realização e apresentação do projeto. Estamos trabalhando a diversidade cultural dos países africanos, ressaltando a culinária, as vestimentas, as danças, os símbolos nacionais, o idioma, a política, a economia, o I.D.H etc. O objetivo deste projeto é resgatar por meio dos conhecimentos adquiridos essa tão rica cultura que muito influenciou em nossa formação cultural. O projeto atende a Lei 10.639 que enfatiza o ensino da cultura afro-brasileira nas demais disciplinas, como forma de abranger o conhecimento e facilitar a aprendizagem. Este projeto será durante todo o ano letivo de 2012, com a abertura no dia 06 de junho e tem a culminância prevista para o dia 22 de novembro.
Através do projeto: "Cartas escritas, histórias contadas...", a escola terá importante papel, possibilitando ao aluno identificar e respeitar a diversidade cultural de seus colegas por intermédio dos vários suportes da escrita e dos instrumentos utilizados para o registro escrito. Também possibilitará um intercâmbio sócio-cultural entre discentes e docentes, ampliar a nossa rede de comunicação, bem como contribuir com a troca de experiências no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.
VIVE - A formação humana tem sido tema bastante discutido e difundido por profissionais da área da educação e de outras áreas do conhecimento. Por formação humana entendemos o processo de formação da essência do ser humano e do seu modo de ser. Somos educados com o propósito de competir e ascender profissionalmente. A nossa sociedade é movida pela ambição de bens materiais. A busca da felicidade está no acúmulo de riquezas. O resultado são injustiças, conflitos, guerras, tristeza, egoísmo e desamor. A formação em valores humanos busca construir novos modelos de sociedade, através do resgate da ética, da solidariedade, da justiça e, com isso, tornar os seres humanos mais felizes, criativos e transformadores. O Projeto Entre Ser, Conviver e Sentir vem fortalecer na escola, esses elos de convivência e participação, embasadas no Programa Vivendo Valores na Educação e nos ideais e incentivos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. O objetivo deste projeto é promover reflexões e ações voltadas para os 12 valores humanos universais (paz, respeito, amor, tolerância, honestidade, humildade, cooperação, felicidade, responsabilidade, simplicidade, liberdade e união) com o intuito de desenvolver em toda comunidade escolar, o despertar de uma convivência harmônica com o outro.

PROJETO: Minha comunidade, minha vida

“A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”
Gabriel García Márques

APRESENTAÇÃO:
A ideia deste trabalho surgiu durante a olimpíada de Língua Portuguesa (2011), quando os educando demonstraram desinteresse em escrever sobre o tema “O lugar onde moro”, como também dos comentários depreciativos em relação às localidades.
O presente projeto, idealizado pela área de Língua Portuguesa e socializado com as demais áreas, será realizado de forma interdisciplinar com toda a comunidade escolar da E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa que atende as seguintes comunidades: Águas Belas, Balbino, Buritizal, Camurim, Caponga, Tijucussu I, Tijucussu II, Sítio Prata, Vaca Morta e Zumbi, pertencentes ao município de Cascavel, Ceará.

OBJETIVO GERAL:
1. Desenvolver, nos educandos, habilidades de leitura e escrita;
2. Promover uma melhor adaptação e valorização dos indivíduos e dos grupos ao seu ambiente social, e mobilizar cada comunidade para pensar em solução para seus problemas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
1. Desenvolver a leitura e a produção textual, através do Trabalho com gêneros textuais, bem como, perceber que a escrita é uma das possibilidades de perpetuar a memória;
2. Registrar a história de sua comunidade;
3. Aguçar um olhar crítico sobre o mundo que nos rodeia, pensando ações para modificá-lo, ou seja, um novo olhar sobre a realidade e abrir perspectivas de transformação.
4. Desenvolver a sensibilidade para a cultura e belezas naturais, bem como, para a necessidade de sua preservação;
5. Envolver diversas áreas do conhecimento em um trabalho interdisciplinar, integrando teoria e prática.

JUSTIFICATIVA:
O trabalho se justifica pelas dificuldades apresentadas em acompanhar conteúdos escolares, sendo na maioria dos casos por uma má leitura, escrita e interpretação textual. Também pela desvalorização e desrespeito observado por parte de alguns alunos em relação ao lugar onde vivem.