EDITAL E REGULAMENTO DA XII FEIRA DE CIÊNCIAS E
CULTURA – EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA – 2015
1 – DA ENTIDADE
A Escola Estadual de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, por meio de sua
Delegação Estudantil; Grêmio Escolar e professores de Ciências da Natureza, com sede na
Estrada de Pratiús, S/N, - Caponga – Cascavel/CE, fone (85) 3334-8320, realizará a XII
Feira de Ciências e Cultura no dia 03 de junho de 2015 com a exposição de trabalhos
mediante as normas contidas no presente regulamento com o Tema “Protagonismo
Juvenil e Empreendedorismo Social: Um Olhar Inclusivo para a Cidadania”.
2 – OBJETIVOS DO EVENTO
I
– Estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e
integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos
estudantes;
II
– Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos e
professores, na construção e desenvolvimento de projetos;
III
– Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas
da base comum do Ensino Médio, com problemáticas sociais, culturais, econômicas
e ambientais, de caráter local, regional, nacional e/ou global;
IV
– Buscar parcerias para assistência cientifica e/ou pedagógica, compatível com
a natureza das atividades do projeto, fornecida por instituição acadêmica ou
educacional, que compartilhe com a escola interesses no desenvolvimento do
projeto;
V
– Promover o intercâmbio artístico, cultural e científico entre os visitantes e
participantes do evento;
VI
– Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos
desta natureza.
3 – JUSTIFICATIVA
A XII Feira de
Ciências e Cultura é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos
científicos e culturais, no âmbito da EEM Ronaldo Caminha Barbosa. Além disso,
é um espaço rico de possibilidades para as múltiplas expressões das juventudes.
A escola, como
lugar de acesso e produção de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha
um papel relevante na medida em que introduz os jovens no universo da arte, da
cultura e da investigação científica.
A XII Feira de
Ciências e Cultura busca ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade
científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os
questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos teóricos de
nossos estudantes.
4 – PROGRAMAÇÃO
A XII Feira de
Ciências e Cultura acontecerá no dia 03
de junho de 2015, nos turnos tarde e noite*.
13h00
|
Preparação dos locais de apresentação,
montagem do material
|
14h00
|
Abertura da Feira (Iara Valente –
Diretora Escolar)
|
14h10
|
Exposição e Avaliação dos Projetos
|
17h10
|
Encerramento das apresentações no
turno tarde
|
18h30
|
Preparação dos locais de apresentação,
montagem do material
|
19h00
|
Abertura da Feira – Turno Noite (Iara
Valente – Diretora Escolar)/ Exposição e Avaliação dos Projetos
|
21h00
|
Encerramento das apresentações no
turno noite.
|
* os turnos e
horários de apresentação podem sofrer alterações para readequação às
necessidades do evento. Durante o evento haverá apresentação do projeto
Delegação RCB.
5 – DESCRIÇÃO
GERAL DO PROJETO CIENTÍFICO DA XII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA 2015
5.1 Da Abrangência
A Feira envolverá
todas as séries do ensino médio dos turnos manhã, tarde e noite da EEM Ronaldo
Caminha Barbosa.
5.2 Dos Projetos Participantes
As equipe
poderão ser mistas entre séries e turnos, sendo que devem contar com no mínimo
um professor orientador em comum. Lembrando que alunos dos turnos manhã e tarde
deverão apresentar seu projetos no TURNO TARDE.
5.3 Dos Critérios de Participação/Orientação dos
Projetos Científicos
I. Serão aceitos
projetos formados por no mínimo 02 e no máximo 07 alunos.
II. Todos os
projetos deverão ter a participação de 1 (um) professor orientador.
5.4 Das Categorias e do Processo de Seleção
A XII FEIRA DE
CIÊNCIAS E CULTURA contará com cinco categorias, sendo elas:
I – Linguagens
II – Ciências da
Natureza e Matemática
III – Ciências
Humanas
IV – Ciências
Ambientais
V – Robótica
Educacional
5.4.1 Sobre as categorias
O que define a
categoria de inscrição é o objeto (problema) da pesquisa e não a sua aplicação:
CATEGOIA
|
OBJETO
DA PESQUISA
|
Linguagens
|
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira,
Educação Física, Arte e Informática.
|
Ciências
da Natureza e Matemática
|
Biologia, Física, Química e Matemática.
|
Ciências
Humanas
|
Filosofia, História, Geografia,
Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
|
Ciências
Ambientais
|
Ecologia, Educação Ambiental, Saúde
Ambiental e Gestão Ambiental.
|
Robótica
Educacional
|
Robôs, automatizações e
desenvolvimento de softwares com aplicação em automatizações.
|
Os projetos
inscritos que apresentarem irregularidades técnicas, na formatação dos dados, na
composição dos resultados ou de qualquer outro item regularizado pelo evento,
poderão sofrer alterações para adequação às normas do evento.
6 – INSCRIÇÃO
6.1 Os líderes de cada equipe/projeto deverão
providenciar os seguintes documentos:
I – Ficha de
Inscrição por Projeto – dados de identificação da equipe e do Projeto (Anexo I)
II – Resumo do
Projeto, ver modelo (Anexo II)
6.2 PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO
a) A INSCRIÇÃO: no ato da inscrição os
alunos devem registrar seus dados de identificação (Anexo I)
b) DEVERÁ FAZER PARTE DO RESUMO:
I.
Problematização (ATÉ 100 PALAVRAS)
II. Metodologia
(ATÉ 150 PALAVRAS)
III. Relevância
do Projeto (ATÉ 100 PALAVRAS)
IV.
Considerações Finais (ATÉ 100 PALAVRAS)
V. Referências
Bibliográficas (3 PRINCIPAIS REFERÊNCIAS)
VI.
Palavras-Chave (3 palavras-chave)
VII. Contato
É importante
reforçar que o resumo deve ser a síntese do trabalho/pesquisa com uma limitada
quantidade de palavras, de forma QUE TODO O DOCUMENTO SEJA DE UMA PÁGINA.
Lembre-se que
este resumo será entregue aos professores/avaliadores e servirá de base para a
avaliação dos projetos/pesquisas.
c) MODELO DO RESUMO: Vide anexo II
d) COMPOSIÇÃO DAS PARTES DO RESUMO:
I. PROBLEMATIZAÇÃO: QUAL A IMPORTÂNCIA DO
TEMA? O QUE ESTE TRABALHO PRETENDE MOSTRAR? POR QUÊ? QUAIS SEUS OBJETIVOS E DE QUE
FORMA SERÁ DESENVOLVIDO AO LONGO DO TRABALHO.
Dica: Contextualize
a problematização utilizando os autores que foram utilizados como referencial
teórico, a problemática/questão que pretende mostrar pode ser formulada na
forma de pergunta.
II. METODOLOGIA: Neste tópico o aluno deve responder as seguintes questões.
COMO O TRABALHO
FOI FEITO? DESCREVA DE FORMA RESUMIDA TODAS AS ETAPAS, MATERIAIS E MÉTODOS
UTILIZADOS.
A metodologia é
a etapa minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no
método do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos
instrumentos utilizados (questionários, entrevistas, etc), do tempo previsto, enfim,
tudo aquilo que foi feito no trabalho de pesquisa.
III. RELEVÂNCIA
DO PROJETO:
Revela a
importância do problema ou tema estudado especificando a sua principal
relevância social e/ou acadêmica por meio de resultados evidenciados.
IV.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Breve resgate
das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque. Resumidamente,
trata-se da indicação dos resultados alcançados, com breve analise de como eles
foram obtidos e quais as suas implicações.
V. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Indicação de
livros, periódicos, sites de internet, e demais fontes utilizadas pela equipe.
Citar as três fontes mais importantes conforme as normas da ABNT.
VI.
PALAVRAS-CHAVE: três palavras que resumem o projeto
VII. CONTATO: telefone
ou e-mail para contato dos participantes.
7 – PRAZOS
Para inscrição
dos projetos é de 15 de Abril de a 15 de Maio de 2015.
8 – EXPOSIÇÃO
A apresentação
dos projetos ocorrerá no dia 5 de junho de 2015 nos turno tarde e noite.
Todos os
projetos das categorias Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências
Humanas e Ciências Ambientais NÃO disporão de ponto de energia elétrica e devem
se apresentados na feira APENAS na forma de BANNER, seguindo o padrão
estabelecido pelo evento, também deverá ser apresentado o Caderno de Campo ou
de Pesquisa.
Também não serão
permitidas equipamentos de multimídia, televisão, microcomputador,
retroprojetor, regulador de tensão e etc., bem como outros instrumentos para
apresentação dos projetos, A RESSALVA OCORRE CASO ALGUMA EQUIPE DE ROBÓTICA, NECESSITE DO USO DE ALGUM
DESSES APARELHOS.
Para a categoria
Robótica Educacional serão disponibilizados um ponto de energia. Os trabalhos
dessa categoria também deverão ser apresentados na forma de BANNER e CADERNO DE
CAMPO. Cada equipe deve trazer seu próprio computador e seus próprios equipamentos
necessários para apresentação de seu trabalho e sobre ele devem ter total
responsabilidade.
Os alunos devem
apresentar seu projeto trajando o uniforme escolar ou blusa padrão do projeto,
com o título do trabalho e o nome da escola.
9 – LOCAIS DE
APRESENTAÇÃO
No local de
apresentação, os alunos devem afixar seu BANNER e montar seus matériais. Sendo
disponibilizada uma mesa por equipe. Cada equipe terá a responsabilidade de
trazer os materiais e equipamentos, que forem necessários e sobre eles assumir
total responsabilidade.
Os locais
poderão ser personalizados com fotos e imagens de forma organizada e criativa,
não sendo indicada a poluição visual.
10 – REGRAS DE
SEGURANÇA
Serão Proibidas
as exposições dos seguintes itens:
a)
Organismos
vivos (ex; plantas, animais, microrganismos, etc.);
b)
Espécimes
(ou parte) dissecados;
c)
Animais
vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d)
Órgãos
ou membro de animais/humanos ou seus fluídos (sangue, urina, etc.);
e)
Gelo
seco e outros sólidos sublimáveis;
f)
Alimentos
e guloseimas em geral;
g)
Baterias
com células expostas;
h)
Produtos
químicos voláteis/corrosivos e/ou combustíveis;
i)
Substâncias
Tóxicas ou de uso controlado;
j)
Materiais
cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos/acidentes;
k)
Fotografias
ou quaisquer outras formas de apresentação visual ofensiva ao direito e à
dignidade humana;
l)
Prêmios
e/ou medalhas que tenham sido conquistados pela equipe;
m)
Aparelhos
de áudio que não façam parte do projeto e conexão com a internet como parte da
exposição do projeto.
11 – CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
11.1 DA APRESETAÇÃO ORAL:
A apresentação
deve ser de forma clara e objetiva, obedecendo ao método científico, e
utilizando, como recursos principais, os elementos do banner e do caderno de
campo/pesquisa. Cada equipe dispõe de até 10 minutos, que devem ser
distribuídos/administrados de forma que tenha tempo para sua explanação e,
ainda reste tempo para as possíveis perguntas e considerações do avaliador.
11.2 DO CADERNO DE CAMPO OU DE PESQUISA:
Neste documento
os estudantes devem ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o
projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Caso seja continuação
de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período, relativo a todo o
desenvolvimento do projeto. O mesmo não deverá ser digitado, apenas manuscrito,
mas caso tenha sido feito a sua digitação ou sua cópia, é obrigatório a
apresentação do original.
O CADERNO DE CAMPO DEVERÁ CONTER:
a)
Registro
detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas
indagações;
b)
Registro
dos estudantes e professores orientadores envolvidos em cada etapa /ação do
projeto;
c)
Poderá
incluir fotos, gravuras, figuras e desenhos;
d)
Registro
das datas e locais das investigações;
e)
Registros
dos testes e resultados;
f)
Entrevistas
e consulta às pessoas fontes;
g) Referências
Bibliográficas.
Recomendamos que
o Caderno de Campo/Pesquisa tenha a assinatura cotidiana do orientador, sendo numerado e datado para demonstrar a originalidade e a rotina de encontro e de
desenvolvimento do projeto/pesquisa.
( * ) IMPORTANTE: Caso o Caderno
de Campo/Pesquisa seja passado à Limpo ou Estilizado, o original deve estar
presente na apresentação ao avaliador.
11.3
DA EXIBIÇÃO VISUAL – BANNER (OBSERVAR ANEXO III):
A
exibição visual deverá ser feita na forma de BANNER de maneira clara e
objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito
entendimento do projeto. O BANNER deverá seguir o seguinte padrão técnico:
I.
Tamanho do Banner. Largura: 90 cm;
Altura: de 90cm até 1,20m (no máximo) Modelo
Indicado: 90cm x 120cm.
II.
O texto do banner deve ser legível a uma
distância de pelo menos 1m.
III.
Horário das Sessões do banner. Todo o
período de apresentação.
IV.
Deverá fazer parte do banner:
Título do Projeto
(Centralizado)
Alunos
Autores/Professor Orientador e nome da Escola (Centralizado)
Problematização
Metodologia
Relevância do
Projeto
Impacto
do Projeto*
Considerações
Finais
Referências
Bibliográficas
Contato
Figuras, Fotos,
Gráficos, Fluxogramas e Tabelas (com Legenda explicativa e créditos)
* Impacto do Projeto:
Explicita
o impacto do projeto/pesquisa para o ensino e para o aprendizado ou para
comunidade/sociedade. Também pode ser impacto a mudança de concepção de
postura.
11.4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Critério de Avaliação
|
Pontuação
|
Conhecimento Científico do Problema Abordado
|
2,0
|
Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho
|
2,0
|
Criatividade e Inovação
|
1,5
|
Metodologia Cientifica
|
1,5
|
Banner
|
1,5
|
Caderno de Campo
|
1,5
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
OBS: Os critérios de desempate obedecerão à ordem escrita no item 11.4: a, b, c, d, e, f.
11.5 AVALIAÇÃO
I. Cada projeto deverá ser avaliado por
seu respectivo professor orientador. Caso o professor não compareça para
avaliar, os alunos obterão nota máxima;
II. Cada projeto deverá ser avaliado por
no mínimo 02 avaliadores;
III. Pelo menos um dos alunos
expositores deverá permanecer sempre junto a seu banner;
IV. O grupo de avaliadores deverá ser
composto por professores, pesquisadores e profissionais ligados a escolas,
universidades, empresas instituições publicas e privadas;
V. É vedada a interferência do professor
orientador durante a avaliação externa;
VI. A pontuação obtida pelo projeto na
XII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA será utilizada como nota parcial da equipe EM
TODAS AS DISCIPLINAS.
VII. A seleção dos projetos para Feira
Regional se dá pela Avaliação dos Jurados Externos.
OBSERVAÇÃO: OS
ALUNOS QUE NÃO PARTICIPAREM DA XII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA SERÃO SUBMETIDOS
À AVALIAÇÃO PARCIAL DA ETAPA.
12 – CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS
PROJETOS
Serão
classificados e premiados os projetos que atingirem as maiores pontuações em
cada categoria de acordo com sua pontuação em 1º, 2º e 3º. Em caso de empate
será aplicado o critério de desempate estabelecido 11.4. Permanecendo o empate,
os projetos serão submetidos a uma avaliação interna pela equipe de professores
e coordenação para resolução do impasse.
Os
cinco melhores projetos (um em cada categoria) representarão a EEM RONALDO
CAMINHA BARBOSA NA VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA DA CREDE 09.
13 – CASOS OMISSOS
Os
casos omissos sobre avaliação, classificação, etc., serão resolvidos pela
Comissão Coordenadora da XII Feira de Ciências e Cultura; Grêmio e Delegação
Estudantil.
ANEXOS
ANEXO
I
(FICHA
DE INSCRIÇÃO)
Título do
Projeto:
|
||
Professor
Orientador:
|
||
Área:
|
||
Alunos
|
Série/Turno
|
|
ANEXO II
(RESUMO)
Título:
Utilização de Linguagens e Metodologias
Alternativas no Ensino-Aprendizagem de História Local: uma forma de embate à
Homogeneização Cultural.
Autores:
Victor Oliveira Cunha¹
Débora Pessoa Sousa¹
Maria Edilma Santos²
1- Alunos da EEM Ronaldo Caminha
Barbosa
2 – Professora de Sociologia da
EEM Ronaldo Caminha Barborsa
PROBLEMATIZAÇÃO:
O
município de Cascavel-CE apresenta uma rica gama de fatos históricos e símbolos
culturais, configurando um patrimônio de rica representação para a região.
Contudo, nota-se que entre os cascavelenses predomina o ideal de
desconhecimento pelos signos patrimoniais supracitados. Essa situação advém da
Homogeneização Cultural, uma problemática social marcada pela padronização
comportamental e por exagerada xenofilia. Sendo assim: é possível reverter essa
situação através do trabalho com linguagens e metodologias alternativas no
ensino-aprendizado de História Local?
METODOLOGIA:
Inicialmente a pesquisa foi
conduzida de forma exploratória, contando com analise de documentos sobre a
formação do município, além de atividades investigativas junto à comunidade
realizando levantamentos sobre tradições populares, lendas e outros emblemas
que tenham relevância histórica para o município e traçando o grau de
conhecimento da comunidade em relação à História Local. Selecionou-se uma
amostra de 40% (1200 participantes) num universo de 3000 pessoas, onde se
evidenciou que 80% desconheciam os fatos históricos e características locais.
Posteriormente apresentam-se as estratégias de intervenção para reversão deste
panorama, destacando-se a criação e implantação de uma política educacional que
institui no cotidiano das escolas cascavelenses estudo das temáticas locais.
RELEVÂNCIA DO PROJETO:
Evidenciamos
uma mudança no grau de conhecimento dos cascavelenses em relação à História do
Município. Verificamos ainda que as práticas do projeto proporcionaram o resgate
da memória patrimonial local; o despertar do interesse pela pesquisa; um maior
conhecimento em relação à História e a Cultura Local de forma dinâmica e
significativa e o resgate do sentimento de afetividade e pertença.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Verificamos
que o aprendizado proporcionado pela utilização de linguagens e metodologias
alternativas, foi responsável por comprovara hipótese testada. Sendo que os
objetivos foram atingidos de maneira satisfatória.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BERUTTI,
F.; MARQUES, A. Ensinar e Aprender Historia. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
BESSA,
Evânio Reis. Cascavel 300 anos. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2000.
FONSECA,
Selva Guimarães. Fazer e Ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
Palavras-chave: Educação Patrimonial – História –
Cidadania
ANEXO III
(BANNER)
(Esta é uma sugestão geral. Caso a equipe queira
usar sua criatividade pode ficar a vontade, entretanto é imprescindível que
todos os itens que apareçam neste modelo, apareçam também no banner
desenvolvido pela equipe).
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