Conhecer no litoral leste do Ceará, aspectos
históricos, culturais e sociais da formação das comunidades dos alunos da EEM
Ronaldo Caminha Barbosa (Cascavel – CE) e do próprio Brasil é um dos principais
pilares de desenvolvimento do projeto “Engenhos de Memória: História e
Patrimônio Cultural do Período Colonial à Modernidade”.
Idealizado pelos estudantes Danrley Sousa, Débora Pessoa, Raylane Sampaio, Maiara Gadelha, Naiara Ribeiro, Wêdila Nogueira e Deborah Cristina, o projeto visa promover o conhecimento e valorização dos engenhos
de cana-de-açúcar enquanto bens patrimoniais históricos e culturais de extrema
importância para o processo de conhecimento da História e Cultura Local.
O projeto é orientado pelo professor de
História Cláudio Henrique Soares e trabalha a temática da educação patrimonial
de forma cotidiana no ambiente escolar através de material didático elaborado
pelos alunos, ferramentas virtuais de museologia e atividades lúdicas voltadas
ao estudo do tema em uma proposta criativa e inovadora. O objetivo central foi
instigar os alunos e a comunidade a refletir sobre a importância de preservação
dos bens culturais da região, por meio de pesquisas e práticas de extensão na
comunidade.
O projeto conquistou o 1º lugar na Área das Ciências Humanas, na Feira Regional de Ciências e Cultura - no âmbito da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9 e participará, neste mês, da etapa estadual promovida pela Secretaria da Educação (Seduc).
O projeto conquistou o 1º lugar na Área das Ciências Humanas, na Feira Regional de Ciências e Cultura - no âmbito da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9 e participará, neste mês, da etapa estadual promovida pela Secretaria da Educação (Seduc).
Mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário