quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Projeto S.O.S CASA da EEM Ronaldo Caminha é aprovado para FEBRACE 2019




O projeto "S.O.S CASA: síntese e aplicação de biomateriais de resíduos sólidos na melhoria habitacional de casas de taipa (pau-a-pique)" desenvolvido pelas estudantes da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, Cássia Xavier e Eduarda Oliveira, sob orientação da professor Jôseline Nascimento, foi aprovado para a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

S.O.S CASA
A iniciativa vai concorrer na área de Engenharias. A propostas das estudantes foi desenvolver um compósito cerâmico de baixo custo a partir de resíduos sólidos e aplicar esse biomaterial na melhoria estrutural das casas de taipa, sendo uma medida com enfoque social, sanitário e ambiental.

O projeto cearense aplica conceitos de Química, Física e Biologia, além de dialogar com questões das Ciências Sociais, para desenvolver tecnologias que visem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que moram em casas de taipa em 11 comunidades carentes próximas à Escola Ronaldo Caminha, localizada em Cascavel, região Metropolitana de Fortaleza.

Além da FEBRACE, o projeto foi um dos vencedores nacionais do Prêmio Respostas para o Amanhã e está participando da Google Science Fair, uma competição virtual para projetos que usem os conhecimentos de ciência e engenharia para solucionar um problema da comunidade.

FEBRACE
Promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência, qualidade científica/tecnológica e visibilidade. A iniciativa é importante por incentivar e revelar novos talentos e por gerar oportunidades para estudantes e seus professores/orientadores divulgarem e trocarem conhecimentos, desenvolvidos no chão da escola, mostrando à sociedade que aprenderam a aprender, e que não há limite, no que podem querer e realizar.

A mostra de projetos da 17ª FEBRACE ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março de 2019 na Universidade de São Paulo. 




Nenhum comentário: