domingo, 20 de dezembro de 2015

PROJETOS PREMIADOS NA IX FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA 2015


A EEM Ronaldo Caminha Barbosa mais uma vez celebra os frutos da pesquisa científica como prática pedagógica. Os projetos "Engenhos de Memória" e "Desenvolvimento e Aplicação de Elementos Matemáticos e Científicos na Aprendizagem Estudantil", campeões da Feira Regional 2015 da Crede 09, foram premiados na 9ª Edição da Feira Estadual de Ciências e Cultura 2015, que ocorreu em Sobral.

A Feira aconteceu no Centro de Educação a Distância (CED) da Seduc, em Sobral. O evento teve o objetivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, envolvendo práticas e conceitos para a construção e desenvolvimento de projetos, além de promover o intercâmbio cultural entre os estudantes de diferentes regiões do Estado.

Nossa escola foi premiada nas seguintes categorias:

CIÊNCIAS HUMANAS - PROJETO "ENGENHOS DE MEMÓRIA: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DO PERÍODO COLONIAL À MODERNIDADE" 

****Estudantes: Débora Pessoa Sousa e Danrley de Souza Silva   Orientador: Francisco Cláudio Henrique Soares

MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES - PROJETO  "DESENVOLVIMENTOS E APLICAÇÃO DE ELEMENTOS MATEMÁTICOS E CIENTÍFICOS NA APRENDIZAGEM ESTUDANTIL"

****Estudantes: Victor Oliveira Cunha e Dágila Pinheiro Paiva        Orientadora: Jôseline Maria Sousa Nascimento


Os projetos obtiveram o 4º lugar em suas categorias e ganharam credenciais para participação na 22ª CIÊNCIA JOVEM, que será realizada em Olinda Pernambuco em 2016.

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza a todos os alunos e professores envolvidos no processo de elaboração e desenvolvimentos das pesquisas, e acredita que a participação dos estudantes em feiras, mostras e fóruns científicos estimula o protagonismo estudantil.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

FEBRACE 2016 (USP-SP): Projetos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa são finalistas

A EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA motiva  a pesquisa científica como prática pedagógica. Frutos dessa proposta educacional, os projetos "Desenvolvimento e Aplicação de Metodologias Alternativas no Ensino-Aprendizagem de História Local: Uma Forma de Embate à Homogeneização Cultural" (Ciências Humanas) e "Produção de Ração-Animal Alternativa a Partir de Resíduos Agroindustriais" (Ciências Biológicas) foram aprovados como finalistas da 14ª FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.


PROJETOS:

* DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA LOCAL: UMA FORMA DE EMBATE À HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL  . Estudantes: Victor Oliveira Cunha e Débora Pessoa Sousa

* PRODUÇÃO DE RAÇÃO-ANIMAL ALTERNATIVA A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS  . Estudantes: Beatriz Pessoa Sousa  e Daniel Thiago de Sousa Silveira

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza a todos os alunos e professores envolvidos no processo de produção científica, e acredita que esta prática pedagógica contribui para o protagonismo estudantil.




quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Projeto de alunos inova no ensino de matemática na EEM Ronaldo Caminha Barbosa

O projeto "Desenvolvimento e Aplicação de Elementos Matemáticos e Científicos na Aprendizagem Estudantil" dos alunos Victor Oliveira Cunha e Dágila Pinheiro Paiva, desenvolvido sob orientação da professora de Matemática Sabrina Queiroz, está revolucionando a dinâmica de ensinar e aprender matemática na EEM Ronaldo Caminha Barbosa.


As ações desenvolvem por meio de aprendizagem cooperativa a integração dos estudantes com o universo da matemática e da pesquisa científica, auxiliando os educandos a reconhecerem e aplicarem os conceitos matemáticos em situações educacionais e cotidianas.

O projeto trabalha através de quatro eixos temático: "Matemática em Toda Parte" ; "Matematicando com o Lúdico" ; "Matemática Contextualizada" e "Celeiro Científico"






Uma das propostas do projeto é situar os educandos como atores centrais do processo de aprendizagem matemática. Da realização de medidas na escola, aplicando conceitos de geometria à produção de projetos científicos tendo como base os elementos matemáticos como coleta e tabulação de dados, o projeto vem obtendo resultados satisfatórios no que concerne à aprendizagem estudantil.








O projeto obteve o 1º Lugar na Categoria "Matemática e suas aplicações" durante a Feira Regional de Ciências e Cultura 2015 realizada pela Crede 09, e será apresentado na IX FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA promovida pela SEDUC-CE.



terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Projeto “Engenhos de Memória” incentiva valorização da História Local na EEM Ronaldo Caminha Barbosa

Conhecer no litoral leste do Ceará, aspectos históricos, culturais e sociais da formação das comunidades dos alunos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa (Cascavel – CE) e do próprio Brasil é um dos principais pilares de desenvolvimento do projeto “Engenhos de Memória: História e Patrimônio Cultural do Período Colonial à Modernidade”.

                                      


Idealizado pelos estudantes Danrley Sousa, Débora Pessoa, Raylane Sampaio, Maiara Gadelha, Naiara Ribeiro, Wêdila Nogueira e Deborah Cristina,  o projeto visa promover o conhecimento e valorização dos engenhos de cana-de-açúcar enquanto bens patrimoniais históricos e culturais de extrema importância para o processo de conhecimento da História e Cultura Local.



O projeto é orientado pelo professor de História Cláudio Henrique Soares e trabalha a temática da educação patrimonial de forma cotidiana no ambiente escolar através de material didático elaborado pelos alunos, ferramentas virtuais de museologia e atividades lúdicas voltadas ao estudo do tema em uma proposta criativa e inovadora. O objetivo central foi instigar os alunos e a comunidade a refletir sobre a importância de preservação dos bens culturais da região, por meio de pesquisas e práticas de extensão na comunidade.

O projeto conquistou o 1º lugar na Área das Ciências Humanas, na Feira Regional de Ciências e Cultura - no âmbito da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9 e participará, neste mês, da etapa estadual promovida pela Secretaria da Educação (Seduc).




Mais informações: