EDITAL
E REGULAMENTO DA XIII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA – EEM RONALDO
CAMINHA BARBOSA – 2016
Ciência
e Tecnologia Social Para Ensinar e Aprender
1
– DA ENTIDADE
A
Escola Estadual de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, por meio de
seu programa institucional de desenvolvimento científico, com sede
na Estrada de Pratiús, S/N, - Caponga – Cascavel/CE, fone (85)
3334-8320, realizará a XIII Feira de Ciências e Cultura no dia 10
de junho de 2016 com a exposição de trabalhos mediante as normas
contidas no presente regulamento com o Tema “Ciência
e Tecnologia Social para Ensinar e Aprender”.
2
– OBJETIVOS DO EVENTO
I
– Estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma
cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e
desenvolvida pelos estudantes;
II
– Envolver participações ativas, práticas e conceituais de
alunos e professores, na construção e desenvolvimento de projetos;
III
– Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos
das disciplinas da base comum do Ensino Médio, com problemáticas
sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local,
regional, nacional e/ou global;
IV
– Buscar parcerias para assistência cientifica e/ou pedagógica,
compatível com a natureza das atividades do projeto, fornecida por
instituição acadêmica ou educacional, que compartilhe com a escola
interesses no desenvolvimento do projeto;
V
– Promover o intercâmbio artístico, cultural e científico entre
os visitantes e participantes do evento;
VI
– Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos
científicos desta natureza.
3
– JUSTIFICATIVA
A
XIII Feira de Ciências e Cultura é uma ação de incentivo ao
desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais, no âmbito da
EEM Ronaldo Caminha Barbosa. Além disso, é um espaço rico de
possibilidades para as múltiplas expressões das juventudes.
A
escola, como lugar de acesso e produção de conhecimento e de
manifestação cultural, desempenha um papel relevante na medida em
que introduz os jovens no universo da arte, da cultura e da
investigação científica.
A
XIII Feira de Ciências e Cultura busca ampliar o espaço para o
desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão
histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que
surgem das experiências, expectativas e estudos teóricos de nossos
estudantes.
4
– PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA
A
XII Feira de Ciências e Cultura acontecerá no dia 10
de junho de 2016,
nos turnos tarde e noite*.
8h – 11h
|
Preparação
dos locais de apresentação, montagem do material
|
13h00
|
Abertura
da Feira (Iara Valente – Diretora Escolar)
|
13h30 –
16h
|
Exposição,
Visitação Pública e 1º Período Oficial de Avaliação dos
Projetos
|
14h – 17h
|
Exposição,
Visitação Pública e 2º Período Oficial de Avaliação dos
Projetos
|
17h00
|
Encerramento
das apresentações no turno tarde
|
17h – 17h
10
|
Cerimônia
de Premiação da XIII FECIC 2016 ( 1ª PARTE ) – PRÊMIOS
ESPECIAIS
|
17h 10 –
17h 30
|
Cerimônia
de Premiação da XIII FECIC 2016 ( 2ª PARTE ) – PREMIAÇÃO
OFICIAL (1º, 2º e 3º lugar por categoria)
|
18h30
|
Preparação
dos locais de apresentação, montagem do material
|
19h00
|
Abertura
da Feira – Turno Noite (Iara Valente – Diretora Escolar)/
Exposição e Avaliação dos Projetos
|
20h50 –
21h 10
|
3ª
Cerimônia de Premiação da FECIC 2016 (Turno Noite) – Prêmios
Especiais e Premiação Oficial 1º,2º,3º lugares por categoria
– Encerramento da XIII FECIC 2016
|
*
os turnos e horários de apresentação podem sofrer alterações
para readequação às necessidades do evento.
CRONOGRAMA
DA XIII FECIC 2016
11/04
A 06/05
|
INSCRIÇÃO
VIRTUAL DOS PROJETOS
|
9/05*
|
PUBLICAÇÃO
DOS PROJETOS QUE SERÃO APRESENTADOS NA XIII FECIC 2016
|
INSCRIÇÃO
VIRTUAL DE VOLUNTÁRIOS PARA XIII FECIC
|
|
ENTRE
23/05 A 27/05*
|
REUNIÃO
GERAL COM OS LÍDERES DE CADA PROJETO SOBRE A EXECUÇÃO DA XIII
FECIC 2016
|
03/06
|
REUNIÃO
COM VOLUNTÁRIOS SOBRE A EXECUÇÃO DA XIII FECIC 2016 –
(TREINAMENTO)
|
10/06
|
REALIZAÇÃO
DA MOSTRA DE PROJETOS DA XIII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA –
2016
|
5.4.1
Sobre as categorias
O
que define a categoria de inscrição é o objeto (problema) da
pesquisa e não a sua aplicação:
CATEGORIA
|
OBJETO
DA PESQUISA
|
Linguagens
|
Língua
Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Arte e
Informática.
|
Ciências
da Natureza
|
Biologia,
Física, Química
|
Ciências
Humanas
|
Filosofia,
História, Geografia, Sociologia, Antropologia e Ciência
Política.
|
Matemática
e suas aplicações
|
Educação
Matemática; Matemática Financeira e Aplicada
|
Ciências
Ambientais
|
Ecologia;
Saúde Ambiental; Gestão Ambiental, Educação Ambiental
|
Robótica
Educacional
|
Robôs,
automatizações e desenvolvimento de softwares com aplicação em
automatizações.
|
Os
projetos inscritos que apresentarem irregularidades técnicas, na
formatação dos dados, na composição dos resultados ou de qualquer
outro item regularizado pelo evento, poderão sofrer alterações
para adequação às normas do evento.
5.5
Das ATRIBUIÇÕES dos atores envolvidos no projeto da FECIC 2016
GESTÃO
ESCOLAR
Garantir
que a participação de professores orientadores e alunos no processo
de elaboração e condução de projetos científicos no âmbito da
EEM Ronaldo Caminha Barbosa, conforme indicado no PROGRAMA
INSTITUCIONAL “ESCOLA: CELEIRO CIENTÍFICO”. O Núcleo gestor
fornecerá ainda suporte institucional (Organização, Logística,
Premiação, etc.) para o acontecimento do evento.
PROFESSORES
DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Garantir
a organização e distribuição dos estudantes no espaço da Mostra
de Projetos, cuidando ainda do processo de inscrição e tabulação
de dados referentes aos projetos dos estudantes que participarão da
Feira. Cabe ainda aos professores de Ciências da Natureza, o cuidado
com a logística do evento (espaço, distribuição de projetos por
área, documentação de estudantes e projetos, acompanhamento de
contagem de notas). Além dessas atribuições, os professores de
Ciências da Natureza devem atuar como orientadores dos projetos dos
estudantes, conforme indicado no PROGRAMA INSTITUCIONAL “ESCOLA:
CELEIRO CIENTÍFICO”.
PROFESSORES
DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E CIÊNCIAS HUMANAS
Fornecer
apoio institucional na revisão de textos e conteúdos referentes ao
desenvolvimento dos projetos dos estudantes, bem como fornecer apoio
institucional para cumprimento das atribuições designadas aos
professores de Ciências da Natureza (Ver tópico “PROFESSORES DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA”), bem como atuar como orientadores dos
projetos dos estudantes conforme indicado no PROGRAMA INSTITUCIONAL
“ESCOLA: CELEIRO CIENTÍFICO”.
COMISSÃO
DE ORGANIZAÇÃO E REVISÃO CIENTÍFICA
Garantir
a formação de uma banca diversa para atuar como avaliadores durante
a MOSTRA DE PROJETOS DA FECIC 2016, e fornecer apoio institucional ao
corpo discente para elaboração e desenvolvimento do projeto. A
Comissão de Organização e Revisão Científica será composta por
membros da GESTÃO ESCOLAR, EX-ALUNOS PARTICIPANTES DE FEIRAS DE
CIÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, UM PROFESSOR DE CADA ÁREA
DO CONHECIMENTO. Cabe ao CRC e a ABRIC o direcionamento do processo
avaliativo, bem como o tratado e divulgação dos resultados da
MOSTRA DE PROJETOS DA FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA 2016.
6
– INSCRIÇÃO
6.1
Os líderes de cada equipe/projeto deverão providenciar os seguintes
documentos:
I
– Preenchimento da Ficha de Inscrição virtual por Projeto –
dados de identificação da equipe e do Projeto disponível no site:
fecicrcb2016.wix.com/2016
FECIC INSCRIÇÕES (CLIQUE NO LINK PARA TER ACESSO À PÁGINA DE INSCRIÇÕES PARA A FEIRA)
II
– Resumo do Projeto, ver modelo (Anexo II)
6.2
PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO
a)
A
INSCRIÇÃO: no
ato da inscrição os alunos devem registrar seus dados de
identificação, bem como os dados referentes ao projeto submetido à
FECIC 2016.
b)
DEVERÁ
FAZER PARTE DO RESUMO:
I.
Problematização/Contextualização (ATÉ 120 PALAVRAS)
II.
Objetivo Geral (ATÉ 70 PALAVRAS)
Objetivos Específicos (ATE 40 PALAVRAS E NO MÁXIMO 5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS)
II.
Metodologia (ATÉ 150 PALAVRAS)
III.
Relevância do Projeto (ATÉ 150 PALAVRAS)
IV.
Considerações Finais (ATÉ 100 PALAVRAS)
V.
Referências Bibliográficas (3 PRINCIPAIS REFERÊNCIAS)
VI.
Palavras-Chave (3 palavras-chave)
VII.
Contato
É
importante reforçar que o resumo deve ser a síntese do
trabalho/pesquisa com uma limitada quantidade de palavras, de forma
QUE TODO O DOCUMENTO SEJA DE ATÉ DUAS PÁGINAS.
Lembre-se
que este resumo será entregue aos professores/avaliadores e servirá
de base para a avaliação dos projetos/pesquisas.
c)
MODELO
DO RESUMO: Vide
anexo I
d)
COMPOSIÇÃO
DAS PARTES DO RESUMO:
I.
PROBLEMATIZAÇÃO:
QUAL A IMPORTÂNCIA DO TEMA? O QUE ESTE TRABALHO PRETENDE MOSTRAR?
POR QUÊ? QUAIS SEUS OBJETIVOS E DE QUE FORMA SERÁ DESENVOLVIDO AO
LONGO DO TRABALHO.
Dica:
Contextualize a problematização utilizando os autores que foram
utilizados como referencial teórico, a problemática/questão que
pretende mostrar pode ser formulada na forma de pergunta.
II.
OBJETIVOS:
O que os alunos objetivaram com o desenvolvimento do projeto? Qual o
objetivo que impulsionou o desenvolvimento do projeto?
III.
METODOLOGIA:
Neste
tópico o aluno deve responder as seguintes questões.
COMO
O TRABALHO FOI FEITO? DESCREVA DE FORMA RESUMIDA TODAS AS ETAPAS,
MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS.
A
metodologia é a etapa minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda
ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. É a
explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados
(questionários, entrevistas, etc.), do tempo previsto, enfim, tudo
aquilo que foi feito no trabalho de pesquisa.
IV.
RELEVÂNCIA DO PROJETO:
Revela
a importância do problema ou tema estudado especificando a sua
principal relevância social e/ou acadêmica por meio de resultados
evidenciados.
V.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Breve
resgate das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de
maior destaque. Resumidamente, trata-se da indicação dos resultados
alcançados, com breve analise de como eles foram obtidos e quais as
suas implicações.
VI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Indicação
de livros, periódicos, sites de internet, e demais fontes utilizadas
pela equipe. Citar as três fontes mais importantes conforme as
normas da ABNT.
VI.
PALAVRAS-CHAVE: três palavras que resumem o projeto
VII.
CONTATO: e-mail para contato dos participantes.
7
– PRAZOS
Para
inscrição dos projetos é de 11 de Abril a 06 de Maio de 2016.
8
– EXPOSIÇÃO
A
apresentação dos projetos ocorrerá no dia 10 de junho de 2016 nos
turno tarde e noite..
Todos
os projetos das categorias Linguagens, Ciências da Natureza ,
Ciências Ambientais, Ciências Humanas e Matemática e suas
Aplicações NÃO disporão de ponto de energia elétrica e devem se
apresentados na feira APENAS na forma de BANNER, seguindo o padrão
estabelecido pelo evento, também deverá ser apresentado o Caderno
de Campo ou de Pesquisa.
Também
não serão permitidos equipamentos de multimídia, televisão,
microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão e etc., bem como
outros instrumentos para apresentação dos projetos, A RESSALVA
OCORRE CASO ALGUMA EQUIPE DE ROBÓTICA,
NECESSITE DO USO DE ALGUM DESSES APARELHOS.
Para
a categoria Robótica Educacional serão disponibilizados um ponto de
energia. Os trabalhos dessa categoria também deverão ser
apresentados na forma de BANNER e CADERNO DE CAMPO. PARA A CATEGORIA
ROBÓTICA EDUCACIONAL cada equipe deve trazer seu próprio computador
e seus próprios equipamento necessários para apresentação de seu
trabalho e sobre ele devem ter total responsabilidade.
Os
alunos devem apresentar seu projeto trajando o uniforme escolar ou
blusa padrão do projeto, com o título do trabalho e o nome da
escola. Os integrantes devem estar identificados com o CRACHÁ
PADRÃO DO EVENTO.
Em
2016 os crachás de identificação dos expositores seguirão um
padrão definido pelo evento para fins de organização e
gerenciamento dos recursos de impressão e planejamento gráfico, bem
como para fornecer uma identidade gráfica para o evento.
9
– LOCAIS DE APRESENTAÇÃO
No
local de apresentação, os alunos devem afixar seu BANNER e montar
seus materiais. Sendo disponibilizada uma mesa por equipe. Cada
equipe terá a responsabilidade de trazer os materiais e
equipamentos, que forem necessários e sobre eles assumir total
responsabilidade.
Os
locais poderão ser personalizados com fotos e imagens de forma
organizada e criativa, não sendo indicada a poluição visual.
10
– REGRAS DE SEGURANÇA
Serão
Proibidas as exposições dos seguintes itens:
-
Organismos vivos (ex; plantas, animais, microrganismos, etc.);
-
Espécimes (ou parte) dissecados;
-
Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
-
Órgãos ou membro de animais/humanos ou seus fluídos (sangue, urina, etc.);
-
Gelo seco e outros sólidos sublimáveis;
-
Alimentos e guloseimas em geral;
-
Baterias com células expostas
- Produtos químicos voláteis/corrosivos e/ou combustíveis;
- Substâncias Tóxicas ou de uso controlado;
- Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos/acidentes;
- Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual ofensiva ao direito e à dignidade humanas;
- Prêmios e/ou medalhas que tenha sido conquistados pela equipe;
- Aparelhos de áudio que não façam parte do projeto e conexão com a internet como parte da exposição do projeto.
11
– CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
11.1
DA APRESETAÇÃO ORAL:
A
apresentação deve ser de forma clara e objetiva, obedecendo ao
método científico, e utilizando, como recursos principais, os
elementos do banner e do caderno de campo/pesquisa. Cada equipe
dispõe de até 10
minutos,
que devem ser distribuídos/administrados de forma que tenha tempo
para sua explanação e, ainda reste tempo para as possíveis
perguntas e considerações do avaliador.
11.2
DO CADERNO DE CAMPO OU DE PESQUISA:
Neste
documento os estudantes devem ter registrado as etapas que realizou
para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas
respectivas. Caso seja continuação de projeto, o Caderno de Campo
deve abranger o período, relativo a todo o desenvolvimento do
projeto. O mesmo não deverá ser digitado, apenas manuscrito, mas
caso tenha sido feito a sua digitação ou sua cópia, é obrigatório
a apresentação do original.
O
CADERNO DE CAMPO DEVERÁ CONTER:
-
Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
-
Registro dos estudantes e professores orientadores envolvidos em cada etapa /ação do projeto;
-
Poderá incluir fotos, gravuras, figuras e desenhos;
-
Registro das datas e locais das investigações;
-
Registros dos testes e resultados;
-
Entrevistas e consulta às pessoas fontes;
-
Referências Bibliográficas.
Recomendamos
que o Caderno de Campo/Pesquisa tenha a assinatura cotidiana do
orientador, sendo numerado e datado para demonstrar a originalidade e
a rotina de encontro e de desenvolvimento do projeto/pesquisa.
(
* ) IMPORTANTE: Caso
o Caderno de Campo/Pesquisa seja passado à Limpo ou Estilizado, o
original deve estar presente na apresentação ao avaliador.
11.3
DA EXIBIÇÃO VISUAL – BANNER (OBSERVAR ANEXO III):
A
exibição visual deverá ser feita na forma de BANNER de maneira
clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para
possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O BANNER deverá
seguir o seguinte padrão técnico:
-
Tamanho do Banner. Largura: 90 cm; Altura: de 90 cm até 1,20m (no máximo) Modelo Indicado: 90 cm x 120 cm.
-
O texto do banner deve ser legível a uma distância de pelo menos 1m.
-
Horário das Sessões do banner. Todo o período de apresentação.
-
Deverá fazer parte do banner:
Símbolo
do Governo do Estado do Ceará (tamanho indicado 10 cm x 5 cm –
alinhamento à direita ou sobre o título do projeto)
Título
do Projeto (Centralizado)
Alunos
Autores/Professor Orientador e nome da Escola (Centralizado)
Problematização
Metodologia
Relevância
do Projeto
Impacto
do Projeto*
Considerações
Finais
Referências
Bibliográficas
Contato
Figuras,
Fotos, Gráficos, Fluxogramas e Tabelas (com Legenda explicativa e
créditos)
*
Impacto do Projeto:
Explicita
o impacto do projeto/pesquisa para o ensino e para o aprendizado ou
para comunidade/sociedade. Também pode ser impacto a mudança de
concepção de postura.
11.4
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
-
Critério de AvaliaçãoPontuaçãoConhecimento Científico do Problema Abordado2,0Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho2,0Criatividade e Inovação1,5Metodologia Cientifica1,5Banner1,5Caderno de Campo1,5
ABCDEF
OBS: Os critérios de desempate obedecerão à ordem escrita no item 11.4: a, b, c, d, e, f.
11.5
AVALIAÇÃO
I.
Cada projeto deverá ser avaliado por seu respectivo professor
orientador. Caso o professor não compareça para avaliar, os alunos
obterão nota máxima;
II.
Cada projeto deverá ser avaliado por no mínimo 02 avaliadores que
serão responsáveis pela análise de todos os projetos da área, com
a finalidade de garantir homogeneidade na avaliação;
III.
Pelo menos dois dos alunos expositores deverá permanecer sempre
junto a seu banner; (Para projetos apresentados em dupla, pelo menos
um dos integrantes deve ficar sempre junto ao stand de apresentação).
IV.
O grupo de avaliadores deverá ser composto por professores,
pesquisadores e profissionais ligados a escolas, universidades,
empresas instituições publicas e privadas.
V.
É vedada a interferência do professor orientador durante a
avaliação externa;
VI.
A pontuação obtida pelo projeto na XII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA
será utilizada como nota da avaliação parcial e trabalho (PESO 2)
dos alunos EM TODAS AS DISCIPLINAS.
O
aluno que esteja regularmente inscrito na feira e participado do
desenvolvimento do projeto, e se, somente se, por motivos de saúde
não poder expor o projeto na FECIC 2016, terá nota 6 atribuída à
avaliação parcial da etapa e trabalho (peso 2), MEDIANTE
APRESENTAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO.
DEPOIS
DE FINALIZADA A INSCRIÇÃO VIRTUAL DO PROJETO NÃO SERÁ PERMITIDA A
ALTERAÇÃO DE TEMA DO PROJETO, NEM DESISTÊNCIA, SUBSTITUIÇÃO DE
INTEGRANTES DA EQUIPE.
AS
EQUIPE INSCRITAS PARA EXPOR NA MOSTRA DE PROJETOS QUE DESISTIREM DE
APRESENTAR SEUS PROJETOS SERÃO PENALIZADAS NO CRITÉRIO DE NOTA DA
ETAPA. AS PENALIDADES RELATIVAS À NOTA SERÃO APLICADAS PELA GESTÃO.
LEMBRE-SE: SOMENTE
QUEM NÃO ESTIVER INSCRITO NA FEIRA PODERÁ REALIZAR A PROVA.
ALUNOS INSCRITOS PARA A MOSTRA DE PROJETOS QUE POR VENTURA VENHAM
DESISTIR NÃO TERÃO O DIREITO DE REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PARCIAL
DA ETAPA. UMA VEZ QUE O PODER DE ESCOLHA FOI DADO AO ESTUDANTE.
O
ALUNO QUE NÃO PARTICIPAR COMO EXPOSITOR NA MOSTRA DE PROJETOS DA
XIII FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA 2016 NÃO SERÁ LIBERADO DAS PROVAS
FINAIS.
VII.
A seleção dos projetos para Feira Regional se dá pela Avaliação
dos Jurados Externos, porém a Gestão Escolar pode adotar critérios
de seleção para Feira Regional que não se apliquem a premiação
obtida na FECIC.
VIII.
Alunos expositores, professores e projetos convidados podem receber
premiações de organizações educacionais, empresas e entidades que
por ventura queiram vincular suas marcas ao evento.
IX.
O Feedback da avaliação deverá servir de instrumento para
melhoramento dos projetos dos alunos, que poderão ser credenciados
e/ou inscritos em outros eventos científicos e pedagógicos.
OBSERVAÇÃO:
O ALUNO QUE NÃO
SE INSCREVER
PARA PARTICIPAÇÃO DA MOSTRA DE PROJETOS DA FECIC 2016 SERÁ
SUBMETIDO À AVALIAÇÃO PARCIAL DA ETAPA (PESO 2).
11.6
AVALIADORES
Para
garantir equidade no processo avaliativo, o júri da feira será
composto pela comissão organizadora que buscará organizar uma banca
que não apresente vínculos familiares, empregatícios,
institucionais, ou semelhantes, com PROFESSORES
e
EXPOSITORES
afim
de selecionar de forma justa os projetos que representarão a EEM
RONALDO CAMINHA BARBOSA na FEIRA REGIONAL e MOSTRA AMBIENTAL 2016.
12
– CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
Serão
classificados e premiados os projetos que atingirem as maiores
pontuações em cada categoria de acordo com sua pontuação em 1º,
2º e 3º. Em caso de empate será aplicado o critério de desempate
estabelecido 11.4. Permanecendo o empate, os projetos serão
submetidos a uma avaliação interna pela equipe de professores e
coordenação para resolução do impasse.
Serão
selecionados 6 projetos (01
projeto de cada área
da FECIC Ciências Humanas, Linguagens, Ciências Ambientais,
Ciências da Natureza, Robótica e Matemática) para representar a
EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA NA VIII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E
CULTURA DA CREDE 09 E MOSTRA AMBIENTAL DA CREDE 09.
OBS:
PARA CATEGORIA CIÊNCIAS AMBIENTAIS – CASO A MOSTRA AMBIENTAL SIGA
UMA TEMÁTICA ESPECÍFICA, A GESTÃO ESCOLAR FICA ENCARREGADA DE
SELECIONAR ENTRE OS PROJETOS EXPOSTOS NA FEIRA (INDEPENDENTE DE
PREMIAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO) UM PROJETO QUE SE ADEQUE À TEMÁTICA DO
EVENTO PARA REPRESENTAR A EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA.
14
– CONFECÇÃO DE BANNER, CADERNOS E MATERIAIS PARA FECIC
A
EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA fornecerá a impressão/cópia de fotos,
questionários, textos, etc. destinados ao caderno de campo. As
impressões serão feitas em Papel Oficio A4 (sulfite). Papeis
especiais (textura, papel reciclado) ficam por conta da equipe. A
Escola fornecerá apenas folhas A4 Oficio.
BANNER
Os
banners da FECIC 2016 serão de gráfica. Cada equipe fica
responsável de providenciar os textos, fotos, gráficos, tabelas,
legendas necessários para a criação da arte do Banner. A EEM
Ronaldo Caminha Barbosa entrará em contato com uma gráfica para
impressão de todos os banners da Feira. As equipes deverão
providenciar a arrecadação do valor do Banner (a ser confirmado) em
dinheiro. Uma comissão composta pelos organizadores da feira ficará
responsável pelo controle das equipes e do pagamento dos banners.
CADERNO
DE CAMPO
Indica-se
que os alunos façam as anotações de todo o processo de
desenvolvimento do projeto em um Livro de ATAS (50 folhas ou 100
folhas) disponível em papelarias e lojas de artigos escolares
e de escritório. Indica-se este tipo de material em decorrência das
folhas numeradas, as quais os alunos deverão datar conforme a rotina
de encontros e de desenvolvimento do projeto.
MATERIAL
COM REGISTROS FOTOGRÁFICOS E ANEXOS
Os
alunos podem organizar em uma pasta A-Z (Fichário), Pasta catálogo
(com divisórias plásticas) ou similar, o acervo de fotos,
entrevistas, textos, e outros materiais gráficos colhidos com o
desenvolvimento do projeto para provar o desenvolvimento do projeto,
e para ilustrar as ações desenvolvidas para o público e para os
avaliadores. A equipe pode usar a criatividade na elaboração desses
materiais que são secundários para a avaliação, mas que fazem
toda a diferença e auxiliam na apresentação do projeto.
15
– CASOS OMISSOS
Os
casos omissos sobre avaliação, classificação, etc., serão
resolvidos pela Comissão Coordenadora da XII Feira de Ciências e
Cultura.
ANEXOS
ANEXO
I
(RESUMO)
PROJETO
CAMPEÃO DA CATEGORIA CIÊNCIAS HUMANAS DA XII FECIC 2015, 1º LUGAR
NA FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS DA CREDE 09 E PREMIADO NA IX FEIRA
ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA - SEDUC E CREDENCIADO PARA FEIRA CIÊNCIA JOVEM EM PERNAMBUCO.
Título:
Engenhos de Memória:
História e Patrimônio Cultural do Período Colonial à Modernidade
Autores:
Débora
Pessoa Sousa¹
Danrley
de Sousa Silva¹
Francisco
Claúdio Henrique Soares²
1
– Alunos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa
2
– Professor da EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CONTEXTUALIZAÇÃO
O
processo de formação das primeiras cidades e vilas brasileiras
adveio das plantações de cana e da inserção de engenhos nas
fazendas coloniais. Nesse sentido, temos heranças desse período
histórico. Contudo, os engenhos da região leste do Ceará não são
reconhecidos como bens histórico-culturais e ao longo dos anos têm
sido vitimas de descaracterizações e até mesmo abandono. Sabendo
que aprender sobre o contexto local é parte do processo de
(re)construção das identidades culturais (FONSECA, 2009) nos
questionamos: Pode o trabalho com a educação patrimonial
ressignificar a postura de alunos e moradores e reverter o panorama
de desconhecimento/desvalorização dos Engenhos? Espera-se ainda
que o projeto possibilite o desenvolvimento crítico e reflexão
cidadã no conhecimento das realidades locais.
OBJETIVO
GERAL
O
projeto objetiva compreender as causas e os impactos do
desconhecimento dos engenhos de cana-de-açúcar da região leste do
Ceará enquanto bens patrimoniais e propor soluções que amenizem a
problemática social da dissolução do sentimento de afetividade e
pertença das comunidades locais, por intermédio de práticas de
pesquisa e de educação patrimonial. Possibilitando o conhecimento
histórico em uma proposta mais horizontada e a reflexão cidadã a
partir da realidade local.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Estudar a relação da região de Cascavel e adjacências com os Engenhos de Cana-de-Açúcar, analisando-os como elementos culturais, turísticos, econômicos e espaciais;
-
Incluir escolas e comunidades nas práticas do projeto;
-
Desencadear um processo de conservação e valorização da memória histórica local.
METODOLOGIA
Além
de revisão bibliográfica, promovemos visitas orientadas aos
engenhos da região de Cascavel e adjacências, onde entrevistamos
funcionários. Realizamos atividades investigativas na comunidade
traçando o posicionamento desta diante do Patrimônio ressaltado. Na
região leste mapeamos 10 engenhos na CE040 e 30 nas comunidades dos
alunos de nossa escola, e, estudamos suas atividades. Para inseri-los
no cotidiano escolar elaboramos o material “Engenho Didático”
que favorece o aprendizado e revalorização dos engenhos. Executamos
baterias de atividades como aulas de campo e estudo em sala. Criamos
um memorial online intitulado “Engenho Virtual” onde para compor
o acervo fotográfico e textual, realizamos entrevistas e workshops
com a comunidade. O material colhido com as pesquisas foi
transformado em uma exposição itinerante. Trabalhamos o estudo dos
engenhos e suas atividades nas escolas e comunidades através de um
cordel histórico, além de criar uma politica educacional junto ao
poder publico dos municípios onde desenvolvemos o projeto.
RELEVÂNCIA
DO PROJETO
O
projeto proporcionou uma mudança de atitude frente os Engenhos. Ao
coloca-los na perspectiva de sitio histórico e lugar de memória,
teve-se uma alteração significativa na percepção dos envolvidos,
pois antes os engenhos eram enxergados apenas como tendo valor
econômico/turístico sendo que apenas 28% dos entrevistados
atribuíam valor histórico/cultural a esses locais e com o projeto
60% passaram a identificar esse valor. As intervenções na
arquitetura foram empregadas para ‘modernizar’ os engenhos e
atender as “exigências turísticas”. Os 10 engenhos em
funcionamento na CE-040 são ferramentas turísticas para os
municípios e com o projeto as comunidades desenvolveram um olhar
para além do valor econômico, identificando aspectos históricos e
culturais de nosso país e região. Detectamos ainda a revalorização
e reconhecimento dos engenhos enquanto patrimônios, interação
escola-comunidade, além do resgate do sentimento de afetividade e
pertença e da memória patrimonial local. Tendo o projeto
apresentado relevância Histórica, Escolar e Social.
IMPACTO
DA PESQUISA/PROJETO
O
projeto apresenta grande impacto escolar e social. A mudança
comportamental dos envolvidos em relação aos engenhos de
cana-de-açúcar possibilitou o conhecimento dos símbolos que
caracterizam culturalmente a região estudada. As práticas de
educação patrimonial e pesquisa possibilitam que alunos e moradores
ressignifiquem sua postura perante o patrimônio histórico-cultural
local. O acesso à memória histórica amplia o exercício de
cidadania, afinal sem memória não se pode situar na comunidade,
pois se perde o elo afetivo que propicia a relação
habitante-comunidade, impossibilitando ao morador de se reconhecer
enquanto cidadão de direitos e deveres e sujeito da História (ORIÁ,
2000).
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
As
práticas desenvolvidas favorecem o desenvolvimento de várias
atividades interdisciplinares no processo de conhecimento do local de
vivência dos educandos das 10 escolas onde o projeto é
desenvolvido. Possibilitando o questionamento da realidade e a
construção da identidade dos indivíduos. Ao aproximar a pesquisa
histórica ao plano cotidiano no qual o aluno/morador atua
diariamente tem-se uma melhor inserção dos envolvidos na
comunidade, identificando problemas, características, e
possibilitando uma melhor aproximação da cultura (FONSECA, 2009).
Foi identificado um maior conhecimento da História Local nesse
projeto que amenizou as problemáticas identificadas, sendo que a
hipótese testada foi comprovada e os objetivos alcançados.
REFERÊNCIAS
FONSECA,
Selva Guimarães. Fazer
e Ensinar História.
Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
ORIÁ,
Ricardo. Os Lugares de
Memória. In: SOUSA,
Simone (Org.). Uma Nova História do Ceará. Fortaleza: Editora
Demócrito Rocha, 2000.
PIRES,
Fernando Tasso F.; GOMES, Geraldo. Antigos Engenhos de açúcar no
Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994
Palavras-chave:
Educação Patrimonial – Memória
ANEXO II
(DOCUMENTO CRC)
EEM RONALDO CAMINHA BARBOSACOMITÊ DE REVISÃO CIENTÍFICAPROGRAMA INSTITUCIONAL “ESCOLA: CELEIRO CIENTÍFICO”ANÁLISE DE RISCOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Título do Projeto:
Categoria:
( ) C. Humanas ( ) Linguagens ( ) C. da Natureza
( ) Matemática ( ) C. Ambientais ( ) Robótica Ed. e Energias
Alunos:
Orientador:
Data de Inicio do Projeto:
Data Prevista para o fim do Projeto:
1 - MARQUE OS ITENS QUE SE APLICAM AO SEU PROJTETO.
O PROJETO ENVOLVE PESQUISA COM:
( ) Seres Humanos ( ) Animais Vertebrados ( ) Substâncias Perigosas ( ) Tecido Animal ( ) Não envolve nenhum dos itens supracitados
SEU PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO:
( ) CAMPO ( ) ESCOLA ( ) OUTROS_________________________ 2 - ANEXAR MODELO DE QUESTIONÁRIO UTILIZADO
PARECER DO CRC SOBRE O PROJETO
( ) O PROJETO ESTÁ LIBERADO CONFORME REVISÃO SIMPLES
( ) O PROJETO NECESSITA DE MUDANÇAS/REMODELAÇÃO NO QUESTIONÁRIO.
( ) REFORMULAR PROJETO PARA ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DO EVENTO.
____________________________________________________________________________
ASSINATURA
ANEXO III
(BANNER)
(Esta
é uma sugestão geral. Caso a equipe queira usar sua criatividade
pode ficar a vontade, entretanto é imprescindível que todos os
itens que apareçam neste modelo, apareçam também no banner
desenvolvido pela equipe).
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