quinta-feira, 28 de abril de 2016

Projeto de Alunos promove a melhoria habitacional em Moradias de Famílias Carentes




A EEM Ronaldo Caminha Barbosa busca, de maneira constante, estimular os alunos a realizarem atividades que despertem a sensibilidade para causas sociais, promovendo o exercício de cidadania e o protagonismo estudantil. Fruto dessa proposta, o projeto "S.O.S Casa" dos alunos Kássia Xavier, Ana Tércia Xavier, Johanna Santos, Bianca Silva, Layna Moreira, Rômulo Silva e Ellane Camelo, está desenvolvendo atividades nas 12 comunidades atendidas pela escola, para mapear o perfil populacional que vive em moradias de taipa.

A finalidade do projeto é identificar as famílias que vivem em casas de taipa, para desenvolver em parceira com a comunidade, estratégias de melhoramento habitacional. Uma vez que o tipo de moradia supracitada possibilita o desenvolvimento de enfermidades, como a Doença de Chagas,



Segundo a equipe do projeto, a ideia surgiu porque o número de famílias vivendo em condições precárias de habitação em Cascavel é alarmante. Para os estudantes, é papel de toda sociedade olhar para essa questão e propor soluções que viabilizem amenizá-la.


"Não podemos só jogar a culpa no governo e na pouca eficiência dos programas habitacionais, pois podemos com ações simples, contribuir para a melhoria de vida da população carente de nossas comunidades", destaca Kássia Xavier, uma das monitoras do projeto.


"Queremos despertar a atenção do poder publico, das entidades não governamentais e da própria comunidade escolar para unirmos forças e desenvolvermos estratégias sustentáveis para auxiliar as pessoas que vivem nesse tipo de moradia, que traduz, além de uma questão de saúde, uma problemática social e sanitária", destacam os monitores do projeto.

(Alunos do projeto entrevistando a Diretora Iara Valente)

A iniciativa de empreendedorismo social dos estudantes será apresentada ainda na 13ª FECIC - Feira de Ciências e Cultura - 2016, na EEM Ronaldo Caminha Barbosa.

Nenhum comentário: