quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Estudantes desenvolvem projeto social voltado à saúde da comunidade em que residem

Estreitar os laços entre a escola e a comunidade faz parte do plano político pedagógico da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, (Caponga-Cascavel) . Estimular o protagonismo estudantil por meio de projetos científicos e sociais é uma diretriz que norteia a o fazer educacional durante todo o ano letivo na escola, ressalta a diretora Iara Valente do Nascimento Nogueira.



A partir da identificação da problemática social e sanitária compreendida pelas casas de taipa, as alunas Cássia Xavier, Ana Tércia Miranda, Bianca Ramos e Johanna Santos, vem desenvolvendo o projeto "S.O.S Casa: Melhorando a Qualidade de Vida em Moradias de Famílias Carentes". O projeto visa construir um perfil populacional de vulnerabilidade econômica e social nas comunidades atendidas pela EEM Ronaldo Caminha Barbosa, tomando a questão habitacional como fator de análise. A proposta é desenvolver tecnologias sociais para assegurar melhores condições de habitação para a população carente, tendo em vista que nesse tipo de moradia há uma maior probabilidade de proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doenças de Chagas.


Segundo dados do IBGE existem 100 mil casas de taipa no Ceará e 600 mil espalhadas por todo o Brasil, destaca Cássia Xavier, uma das monitoras do projeto.


Além do desenvolvimento e aplicação de materiais ecológicos produzidos a partir de resíduos encontrados na própria comunidade e direcionados à resolução dos problemas estruturais das casas de taipa, o projeto oferece atividades educacionais voltadas à saúde pública, como reconhecimento e erradicação de vetores de doenças. As práticas são ministradas nas escolas de ensino fundamental da região e visam criar um plano pró-ativo de combate à miséria e promoção do bem estar social.




As práticas desenvolvidas pelos estudantes vem inspirando outros alunos a se engajarem em atividades sociais que potencializam o protagonismo e a transformação social.




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