quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Projeto "SOS CASA" é um dos vencedores do Prêmio Respostas Para o Amanhã

O projeto "SOS CASA" desenvolvido por estudantes da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, é um dos 25 vencedores regionais do Prêmio SAMSUNG Respostas Para o Amanhã 2017, iniciativa em que professores e alunos da rede pública são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para encontrar soluções para problemas reais das comunidades onde a escola está instalada.
O prêmio foi concebido para aumentar o interesse dos alunos sobre os temas aprendidos em sala de aula e inspirar a solução criativa para problemas da comunidade. O programa ao deliberar sobre problemas sociais com estudantes, se torna um exemplo importante de apoio ao espírito empreendedor e de colaboração com a sociedade.


O projeto "SOS CASA" aplica conceitos de química, física e biologia , além de dialogar com questões das Ciências Sociais, para desenvolver tecnologia sociais que visem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que moram em casas de taipa nas comunidades carentes em 11 comunidades carentes próximas à escola. 

A iniciativa encabeçada pelos estudantes do 2º ano Médio, desenvolve tijolos ecológicos e placas de piso a partir de resíduos sólidos encontrados na comunidade, como borracha e vidro. A ideia, além de proporcionar melhorar na estrutura física das casas de taipa, consegue dar uma destinação correta aos resíduos mais abundantes na comunidade.

Além disso, a turma desenvolve ciclos educativos sobre profliaxia de doenças comuns no tipo de habitação supracitada, como a Doença de Chagas. O projeto que é orientado pela professora de Biologia, Jôseline Maria Sousa Nascimento, também foi campeão do concurso Ceará Faz Ciência, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

A próxima fase do Respostas para o Amanhã compreenderá a escolha dos 5 vencedores nacionais a partir dos 25 campeões regionais. A EEM Ronaldo Caminha Barbosa, a 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação  e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, parabenizam os estudantes e a professora e desejam sucesso ao projeto.





Nenhum comentário: