Mais
que uma aprendizagem derivada do processo de alfabetização, a leitura pode
ajudar a promover qualidade de vida. É o que mostra o trabalho desenvolvido na
Escola Estadual de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel, na região
metropolitana de Fortaleza (Ceará). À frente dessa ação estão o professor
Sérgio Furtado Neo e seus alunos, que, a partir de uma série de ações
implantadas na biblioteca da escola, têm estimulado a leitura e despertado a
consciência da comunidade local. Este é o tema da semana de Trilhas da
Educação, programa produzido pela Rádio MEC e transmitido nesta sexta, 10, a
partir das 10h.
Sérgio, de 42 anos, conta que os estudantes mal frequentavam a
biblioteca. Para piorar, o espaço parecia mais um depósito. Além disso, o
professor percebia o aumento da violência e do uso de drogas na cidade. Como a
maior parte dos alunos é formada por meninos de famílias simples e vulneráveis
àquela realidade, ele não pensou duas vezes: “Eu me reuni com alguns alunos
para mudar aquilo. Então, nós modificamos a biblioteca, arrumamos o local e
catalogamos os livros. Concluída essa parte, começamos a arranjar voluntários e
sair da escola”.
As ações, conta ele, passaram a ser desenvolvidas nas ruas da
cidade. “Colamos cartazes com frases de incentivo à leitura pelos muros da
comunidade e pelos postes. Nós contamos histórias para crianças de escolas
municipais e casos populares para os pescadores da região. ”
Resultados – A iniciativa não
demorou a dar frutos. “Fomos desenvolvendo mais ações com os alunos, incentivo
à leitura, café literário, sarau de poesia”, ilustra o professor. “Aí, no ano
passado, ganhamos um prêmio da Fundação Itaú. Ficamos em segundo lugar no prêmio
Escola Voluntária e, de quebra, um dinheiro para investir no projeto. ”
O trabalho recebeu R$ 15 mil como prêmio. “Ainda não aplicamos
essa quantia, mas já começamos as ações”, relata Sérgio. “Fizemos o primeiro
concurso literário das escolas de Cascavel e mobilizamos umas 15 escolas
públicas. ” A meta é investir esses recursos em melhorias na biblioteca,
para que mais alunos possam ter acesso ao universo do conhecimento. “Vamos
comprar mesas e estantes para a biblioteca e queremos aumentar o acervo de livros
também”, anuncia o professor.
A aceitação da comunidade tem
sido a melhor possível, destaca ele: “Temos vários relatos de
moradores que deram força, incentivaram, se mobilizaram em questões de leitura.
Observamos que os empréstimos de livros da biblioteca haviam aumentado. E,
muito mais do que isso, vimos uma mudança de atitude do jovem em relação à
percepção que ele tinha da leitura. A leitura está diretamente associada ao
conhecimento. Então, vemos a mudança principalmente em língua portuguesa. Pelos
relatos de professores, os alunos estão escrevendo mais e melhor, participam de
conversas sobre livros, pedem mais livros emprestados na biblioteca. Isso
mostra a contribuição do projeto”.
O projeto participará no dia
14/11 da etapa regional do Ceará Científico (Crede 09), na categoria
Linguagens. "Estamos muito felizes com mais um reconhecimento nacional do
nosso projeto, mostrando que os alunos do Ceará são protagonistas. Estamos
confiantes em vencer a etapa regional para mostrar nosso projeto no Ceará
Científico - fase estadual", destaca Raquel Miranda, uma das estudantes do
projeto.
PERFIL DO PROJETO NO FACEBOOK: Entrelinhas Uma Plataforma Socioeducacional
LINK DA REPORTAGEM NO PORTAL DO MEC: TRILHAS DA EDUCAÇÃO - PROJETO ENTRELINHAS
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