terça-feira, 30 de agosto de 2016

EEM Ronaldo Caminha recebe visita da BAND para filmagem do projeto "ENTRELINHAS" - finalista do Prêmio Nacional Escola Voluntária 2016

Entre os dias 29 e 30 de agosto, a EEM Ronaldo Caminha Barbosa recebeu a visita de uma equipe da rede Bandeirantes de Comunicação para filmagem das ações do projeto 'Entrelinhas: Uma Plataforma Socioeducacional' - finalista do Prêmio Nacional Escola Voluntária.

No projeto os alunos incentivam a leitura através de atividades dentro e fora da escola através de colagem de poemas nas ruas, entrega de envelopes com frases e poemas nas casas dos moradores, leitura para os pequenos do ensino fundamental e infantil, distribuição de livros nos comércios, além de reuniões com os pescadores e familiares onde os contos e danças típicas são realizados.






O projeto reúne mais de trinta atividades diferentes e fez com que a comunidade tivesse acesso a literatura e uma visão mais forte sobre a importância da prática de ler.


A BAND está visitando as 10 escolas finalistas do prêmio que propõe dar visibilidade às práticas de voluntariado desenvolvidas nas escolas selecionadas.


Vale salientar que foi a primeira vez que uma escola do Ceará se classificou como finalista dessa importante premiação. A cerimônia de anúncio dos três primeiros lugares ocorrerá no dia 22 de novembro de 2016 em São Paulo.

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa estimula o envolvimento dos alunos em projetos sociais que impactem de maneira positiva a comunidade.

Alunos da EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA recebem 10 premiações importantes no MOCINN 2016


Os alunos da E.E.M Ronaldo Caminha Barbosa participaram da 7ª Edição do Movimento Científico Norte e Nordeste, em Juazeiro do Norte - CE, entre os dias 22 e 26 de agosto de 2016.

Nossos alunos estavam distribuídos em  cinco grandes projetos científicos. Os projetos receberam as seguintes premiações: 

Ciências Humanas:

PROJETO: Desenvolvimento e Aplicação de Elementos Matemáticos e Científicos na Aprendizagem Estudantil.

- 2º Lugar Geral da Categoria
- Credenciamento para o Forúm Internacional de Ciências e Engenharia 2017 - Santiago, Chile.


PROJETO: Caponguear: Seus Lagos e Rios em torno do Mar, suas jangadas a velejar, suas histórias vamos contar

- Prêmio ABRITEC de incentivo à tecnologia e a ciência
- Credenciamento para Feira INFOMATRIX em Santa Catarina

Ciências Biológicas:

PROJETO: PRONACHI - Produção natural de complementos e suplementos alimentares com base na semente do Chichá

- 2º Lugar Geral da Categoria
- Credenciamento para  EXPOCIENCIAS Nacional do México 2016, em Villaermosa.


Ciências Exatas e da Terra:
PROJETO: EMPQ - Empreendedorismo em Química. Soluções eficientes e de baixo custo com base em materiais reutilizáveis.

- 2º Lugar Geral da Categoria
- Credenciamento para RED CITECO 2017 - Argentina

Meio Ambiente e Gerenciamento Ambiental:
PROJETO:  REVI'S: Revitalizações Sustentáveis

- 4º Lugar Geral da Categoria
- Credenciamento para Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 2017 - MOSTRATEC, Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul.


A  EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza os alunos e professores envolvidos no processo de elaboração e desenvolvimento dos projetos e acredita que ações de incentivo à pesquisa jovem são um indicativo de transformação social e educacional.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Alunos da EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA participam do VII MOCINN 2016 em Juazeiro do Norte - CE

A EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA mais uma vez motiva a pesquisa educacional como meio vivencial da prática educativa. O projeto institucional "Escola: Celeiro Científico" implantado pela Diretora Iara Valente do Nascimento Nogueira em parceria com o corpo estudantil, vem possibilitando diversas conquistas no campo da participação em eventos de ciência e tecnologia.



(Nossos alunos com a coordenadora geral do MOCINN, Maria das Graças França Sales)

(Projeto "EMPQ: Empreendedorismo em Química")


 (Projeto "REVI'S: Revitalizações Sustentáveis")

Cinco projetos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa estão participando entre os dias 22 e 26 de agosto do VII Movimento Científico Norte e Nordeste, em Juazeiro do Norte - CE.

 (Projeto "PRONACHI - Produção de Suplementos e Complementos Alimentares a partir da Semente do Chichá ")

 (Projeto "Desenvolvimento e Aplicação de Elementos Matemáticos e Científicos na Aprendizagem Estudantil")

(Projeto "Caponguear")


O grupo composto por 15 alunos está participando da Feira de abrangência internacional sob supervisão do professor orientador Anilton Nogueira de Matos Filho.


O MOCINN representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito das escolas e universidades do Norte e Nordeste. Além disso, é um espaço rico de possibilidades para a expressão da criatividade e para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa.

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa acredita que o envolvimento e participação dos alunos e professores em feiras, mostras e eventos científicos é uma estratégia de estimular o protagonismo científico que é tão evidente na instituição. 

Parabéns a todos os envolvidos no processo de elaboração e desenvolvimento dos projetos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Estudantes desenvolvem projeto social voltado à saúde da comunidade em que residem

Estreitar os laços entre a escola e a comunidade faz parte do plano político pedagógico da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, (Caponga-Cascavel) . Estimular o protagonismo estudantil por meio de projetos científicos e sociais é uma diretriz que norteia a o fazer educacional durante todo o ano letivo na escola, ressalta a diretora Iara Valente do Nascimento Nogueira.



A partir da identificação da problemática social e sanitária compreendida pelas casas de taipa, as alunas Cássia Xavier, Ana Tércia Miranda, Bianca Ramos e Johanna Santos, vem desenvolvendo o projeto "S.O.S Casa: Melhorando a Qualidade de Vida em Moradias de Famílias Carentes". O projeto visa construir um perfil populacional de vulnerabilidade econômica e social nas comunidades atendidas pela EEM Ronaldo Caminha Barbosa, tomando a questão habitacional como fator de análise. A proposta é desenvolver tecnologias sociais para assegurar melhores condições de habitação para a população carente, tendo em vista que nesse tipo de moradia há uma maior probabilidade de proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doenças de Chagas.


Segundo dados do IBGE existem 100 mil casas de taipa no Ceará e 600 mil espalhadas por todo o Brasil, destaca Cássia Xavier, uma das monitoras do projeto.


Além do desenvolvimento e aplicação de materiais ecológicos produzidos a partir de resíduos encontrados na própria comunidade e direcionados à resolução dos problemas estruturais das casas de taipa, o projeto oferece atividades educacionais voltadas à saúde pública, como reconhecimento e erradicação de vetores de doenças. As práticas são ministradas nas escolas de ensino fundamental da região e visam criar um plano pró-ativo de combate à miséria e promoção do bem estar social.




As práticas desenvolvidas pelos estudantes vem inspirando outros alunos a se engajarem em atividades sociais que potencializam o protagonismo e a transformação social.




segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Projetos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa são aprovados para FENECIT 2016

Mais uma vez a EEM Ronaldo Caminha Barbosa colhe os frutos do incentivo à pesquisa como prática pedagógica. 

Três projetos foram submetidos e aprovados para 12ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia - FENECIT, que ocorrerá de 27/09 a 01/10/2016 na Faculdade Maurício de Nassau em Camaragibe - Pernambuco.

A FENECIT - teve sua primeira edição no ano de 2005 no município de Camaragibe – PE. Foi inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, movimento esse liderado pela FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia- USP- SP; MOSTRATEC – RS e CIÊNCIA JOVEM- PE. A partir de sua quinta edição a FENECIT tem ampliado sua aceitação para projetos de todas as regiões do país. A FENECIT tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.

Os projetos aprovados foram:
Desenvolvimento e Aplicação de Elementos Matemáticos e Científicos na Aprendizagem Estudantil

Entrelinhas: Uma Plataforma Socioeducacional

Engenhos de Memória: História e Patrimônio Cultural do Período Colonial à Modernidade

Os projetos foram desenvolvidos na metodologia do projeto institucional  "Escola: Celeiro Científico" instituído pela Diretora Iara Valente do Nascimento Nogueira em parceria com toda comunidade escolar.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA TEM 10 PROJETOS APROVADOS PARA O MOCINN 2016

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa desenvolve desde 2013 um projeto institucional de desenvolvimento científico como prática pedagógica. Fruto dessa metodologia, os alunos e professores vêm se envolvendo cada vez mais em eventos científicos como feiras e simpósios.
Nossa escola teve a aprovação de dez projetos científicos para a edição de 206 do Movimento Cientifico Norte e Nordeste – MOCINN, que ocorrerá em Juazeiro do Norte – CE, entre os dias 22 e 26 de agosto.

Os projetos aprovados:
Entrelinhas: Uma Plataforma Socioeducacional

S.O.S CASA: MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA EM MORADIAS DE FAMÍLIAS CARENTES

ENGENHOS DE MEMÓRIA: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DO PERÍODO COLONIAL À MODERNIDADE

PRODUÇÃO DE RAÇÃO-ANIMAL ALTERNATIVA A PARTIR DE COPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ELEMENTOS MATEMÁTICOS E CIENTÍFICOS NA APRENDIZAGEM ESTUDANTIL

EMPQ - EMPREENDEDORISMO EM QUÍMICA. SOLUÇÕES EFICIENTES E DE BAIXO CUSTO COM BASE EM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS. BENEFÍCIOS PARA NOSSA COMUNIDADE

REVI'S - REVITALIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS

CAPONGUÊAR - SEUS LAGOS E RIOS ENTORNO DO MAR. SUAS JANGADAS A VELEJAR. SUAS HISTÓRIAS VAMOS CONTAR

OLARIAS DO TEMPO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E MUSEOLOGIA ENTRE MONUMENTOS, ARTEFATOS E PESSOAS

PRONACHI - PRODUÇÃO NATURAL DE SUPLEMENTOS E COMPLEMENTOS ALIMENTARES COM BASE NA SEMENTE DO CHICHÁ (STERCULIA STRIATA)


Estimular a participação de nossos jovens estudantes em eventos científicos e tecnológicos é uma oportunidade de evidenciar o protagonismo estudantil. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

PROJETO “ENTRELINHAS” É UM DOS 10 FINALISTAS DO PRÊMIO NACIONAL ESCOLA VOLUNTÁRIA 2016

O projeto “Entrelinhas: Uma Plataforma Socioeducacional” da EEM Ronaldo Caminha Barbosa é um dos 10 finalistas do Prêmio Nacional Escola Voluntaria 2016 da Rede Bandeirantes de Comunicação e Instituto Itaú Social.

O projeto trabalha através de ações de voluntariado, o desenvolvimento do gosto pela leitura nos espaços da escola e das comunidades. Círculos de Leitura, abertura da biblioteca escolar para a comunidade, núcleos de leitura na comunidade em ongs e associações comunitárias e trabalho com canal virtual de educomicação fazem parte da metodologia do projeto premiado orientado pelo professor Sergio Furtado Neo.


Foram 541 projetos inscritos de todo o Brasil dos quais as 10 melhores experiências foram selecionadas como finalistas. Vale salientar que é a primeira vez que um projeto cearense é finalista do prêmio.


A proposta do projeto é fruto de ações que estimulam o protagonismo juvenil e a inserção social do jovem estudante em sua comunidade, ideais estimulados pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

A cerimônia de premiação ocorrerá em São Paulo no dia 22 de novembro de 2016.