segunda-feira, 28 de novembro de 2016

VIII Feira Regional de Ciências e Cultura - 2016

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA, realizou a VIII Feira Regional de Ciências e Cultura e V Mostra Regional de Educação Ambiental, no dia 25 de novembro de 2016, na EEEP Edson Queiroz/Cascavel, com exposição de trabalhos nas seguintes áreas:  Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e suas Aplicações, Ciências Humanas, Robótica Educacional,  Pesquisa Junior (Ensino Fundamental), Ciências Ambientais - Cientíca e Ciências Ambientais - Artistica/Cultural.

Nossa Escola participou com os seguintes projetos:
Ciências da Natureza: S.O.S CASA: MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA EM MORADIAS DE FAMÍLIAS CARENTES

Linguagens: ENTRELINHAS: UMA PLATAFORMA SOCIOEDUCACIONAL


Matemática: MATEMATICANDO: UMA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO.


Ciências Humanas: OLARIAS DO TEMPO: MOLDANDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS ENTRE MONUMENTOS, ARTEFATOS E PESSOAS.


Ciências Ambientais:BIOEMBALAGEM DE RESÍDUOS DE COCO PARA FINS AGRÍCOLAS.

 Nossa escola obteve o 2º Lugar em Ciências Humanas e em Linguagens e o 1º Lugar em Matemática e suas aplicações - pelo segundo ano consecutivo. A EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza a todos os alunos e professores envolvidos no processo de pesquisa como prática pedagógica.
 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto "ENTRELINHAS" é um dos vencedores do Prêmio Escola Voluntária - 2016


A EEM Ronaldo Caminha Barbosa foi uma das 10 escolas finalistas do PRÊMIO NACIONAL ESCOLA VOLUNTÁRIA promovido pelo Grupo Bandeirantes e pela Fundação Itaú Social. O prêmio visa reconhecer à nível nacional iniciativas de impacto social encabeçadas por jovens e professores comprometidos com a transformação do lugar onde vivem.

Pela primeira vez projetos do Ceará foram finalistas dessa importante iniciativa que estimula o protagonismo juvenil. Nossa escola foi finalista com o projeto "ENTRELINHAS: UMA PLATAFORMA SOCIOEDUCACIONAL" orientado pelo professor de língua portuguesa Sérgio Furtado Néo e pela diretora Iara Valente do Nascimento Nogueira.

O projeto visa despertar entre alunos e a comunidade o gosto pela leitura através de 30 ações socioeducativas como colagem de frases pela comunidade, envio de poemas para a população e formação de núcleos leitores em comunidades carentes.

Entre os dias 21 e 23 de novembro, as alunas Jennifer Freitas e Érica Nogueira, o professor Sérgio Néo e as gestoras Iara Valente e Mônica Canuto estiveram em São Paulo para o encontro das escolas finalistas. 

Na noite do dia 22, em um grande evento de comemoração no Itaú Cultural, o projeto "Entrelinhas" foi anunciado com o 2º Lugar do Prêmio. Esse resultado relevante reforça o protagonismo estudantil estimulado na EEM Ronaldo Caminha Barbosa por meio da gestão escolar, Crede 09 e Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

A iniciativa dos alunos será apresentada no próximo dia 25 na FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da Crede 09.




terça-feira, 22 de novembro de 2016

EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA VENCE ETAPA LITORAL LESTE DO CEARÁ FAZ CIÊNCIA


Depois de vencer a etapa de Fortaleza e Região Metropolitana do Ceará Faz Ciência, com o projeto "S.O.S CASA", a EEM Ronaldo Caminha Barbosa foi campeã de mais uma etapa do concurso. 

Trabalhar com popularização da Ciência é mostrar a ciência no nosso cotidiano, é incentivar a criatividade de jovens, é melhorar a vida de todos, transformando um produto simples em um benefício para toda a sociedade”. Foi o que disse o secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, durante a solenidade de abertura o concurso Ceará Faz Ciência 2016, nesta quarta-feira (16.11), na cidade de Beberibe, litoral Leste do Ceará.


Beberibe foi a segunda cidade a sediar o concurso. A primeira foi Fortaleza, em outubro passado. Para esta mostra foram selecionados 20 trabalhos de estudantes de nível médio e superior de escolas públicas da região, expostos no CVT de Beberibe (Rua José Bessa, 299, Centro).


Ceará Faz Ciência
O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secitece, com apoio de suas instituições vinculadas e do CNPq. A prefeitura de Beberibe é parceira do evento, que tem o objetivo de despertar a curiosidade sobre Ciência e promover a democratização do conhecimento.
Os projetos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio/Técnico do Litoral Leste trataram de questões importantes, como geração de energias alternativas, uso consciente da água e reciclagem. Eles foram selecionados pela comissão julgadora da Secitece, que levou em conta critérios como criatividade e relevância social.


Mais uma vez nossa escola esteve muito bem representada. Na Etapa Litoral Leste do Ceará Faz Ciência fomos premiados com os seguintes projetos:

Ensino Médio

1º Lugar: FIPA – FILME POLIMÉRICO DE APLICAÇÃO AMBIENTAL
Instituição de Ensino: EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Alunos(as): Anderson Alencar Miranda, Jackson Miller da Silva
Professor/Orientador: Anilton Nogueira de Matos Filhos


3º Lugar: PRONACHI
Instituição de Ensino: EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Alunos(as): Nycolas Ryan Diogo da Silva, Antonio Sérgio Lopes Ferreira
Professor/Orientador: Anilton Nogueira de Matos Filho



quinta-feira, 10 de novembro de 2016

EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA VENCE DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA 2016

Após inscrição de 1014 projetos, jurados selecionam 11 grupos que irão para Salvador (BA) na primeira semana de dezembro.
Invenções criativas para auxiliar os catadores na coleta de material reciclável, para a preservação de riquezas naturais e para a apropriação da cultura local. Mobilização comunitária para aumentar a participação social e para melhorar o entorno da escola. Elaboração de iniciativas de inclusão de alunos surdos no colégio, de resgate da cultura local por meio do contato com idosos, de alfabetização de adultos e de empoderamento feminino e combate ao racismo no ambiente escolar.
Essas são as 11 transformações realizadas por jovens de sete estados e onze municípios e que serão as premiadas no Desafio Criativos da Escola 2016. Este ano, o número de selecionados representa o dobro em relação à edição anterior, além de mais um projeto dentre os enviados dos 17 municípios onde atua o Instituto Votorantim.
A EEM Ronaldo Caminha Barbosa foi campeã com o projeto "Entre Versos e Rimas: História e Cultura Local" encabeçado pelos alunos Victor Oliveira Cunha, Débora Pessoa Sousa, Wêdila Nogueira Pires, Maiara Gadelha da Silva e Amadeu Floriano Neto. A inciativa dos alunos foi campeã da Feira Regional (Crede 09) e da Feira Estadual de Ciências e Cultura.
Os projetos foram avaliados de acordo com inúmeros critérios, entre eles: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto contribuíram para o desenvolvimento da empatia, trabalho coletivo, criatividade e protagonismo dos estudantes. As ações inscritas foram analisadas a partir do preenchimento das fichas e dos materiais adicionais enviados pelas equipes.
Este ano o concurso recebeu 1014 projetos, ou seja, mais do que o dobro de inscrições feitas no ano passado. Em 2015, foram enviados 419 projetos. Não só nos grupos premiados, crianças e adolescentes têm se mobilizado cada vez mais e colocado em prática ações transformadoras em todo o Brasil!
Os projetos selecionados irão ganhar prêmios em dinheiro e participarão de uma série de atividades em Salvador (BA) na primeira semana de dezembro. Na viagem, grupos formados por cinco estudantes e dois educadores de cada uma das 11 iniciativas que mais se destacaram por seu protagonismo e impacto social poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos.
A cerimônia de premiação de todas as experiências selecionadas será realizada no dia 6 de dezembro também em Salvador (BA).
A Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a Crede 09 e a EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabenizam os alunos protagonistas que transformam suas comunidade através da educação.