quinta-feira, 10 de novembro de 2016

EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA VENCE DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA 2016

Após inscrição de 1014 projetos, jurados selecionam 11 grupos que irão para Salvador (BA) na primeira semana de dezembro.
Invenções criativas para auxiliar os catadores na coleta de material reciclável, para a preservação de riquezas naturais e para a apropriação da cultura local. Mobilização comunitária para aumentar a participação social e para melhorar o entorno da escola. Elaboração de iniciativas de inclusão de alunos surdos no colégio, de resgate da cultura local por meio do contato com idosos, de alfabetização de adultos e de empoderamento feminino e combate ao racismo no ambiente escolar.
Essas são as 11 transformações realizadas por jovens de sete estados e onze municípios e que serão as premiadas no Desafio Criativos da Escola 2016. Este ano, o número de selecionados representa o dobro em relação à edição anterior, além de mais um projeto dentre os enviados dos 17 municípios onde atua o Instituto Votorantim.
A EEM Ronaldo Caminha Barbosa foi campeã com o projeto "Entre Versos e Rimas: História e Cultura Local" encabeçado pelos alunos Victor Oliveira Cunha, Débora Pessoa Sousa, Wêdila Nogueira Pires, Maiara Gadelha da Silva e Amadeu Floriano Neto. A inciativa dos alunos foi campeã da Feira Regional (Crede 09) e da Feira Estadual de Ciências e Cultura.
Os projetos foram avaliados de acordo com inúmeros critérios, entre eles: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto contribuíram para o desenvolvimento da empatia, trabalho coletivo, criatividade e protagonismo dos estudantes. As ações inscritas foram analisadas a partir do preenchimento das fichas e dos materiais adicionais enviados pelas equipes.
Este ano o concurso recebeu 1014 projetos, ou seja, mais do que o dobro de inscrições feitas no ano passado. Em 2015, foram enviados 419 projetos. Não só nos grupos premiados, crianças e adolescentes têm se mobilizado cada vez mais e colocado em prática ações transformadoras em todo o Brasil!
Os projetos selecionados irão ganhar prêmios em dinheiro e participarão de uma série de atividades em Salvador (BA) na primeira semana de dezembro. Na viagem, grupos formados por cinco estudantes e dois educadores de cada uma das 11 iniciativas que mais se destacaram por seu protagonismo e impacto social poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos.
A cerimônia de premiação de todas as experiências selecionadas será realizada no dia 6 de dezembro também em Salvador (BA).
A Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a Crede 09 e a EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabenizam os alunos protagonistas que transformam suas comunidade através da educação.

Nenhum comentário: