segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Projeto da EEM Ronaldo Caminha é um dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

O projeto "Síntese e Aplicação de Biomateriais de Resíduos Sólidos na Melhoria Habitacional de Casas de Taipa", desenvolvido pelos alunos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa (Crede 09) é um dos vencedores da 9ª Edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz. 

A iniciativa venceu na categoria Projeto de Ciências/Ensino Médio e irá representar a região Nordeste na cerimônia de premiação que ocorrerá em novembro na cidade do Rio de Janeiro. 

A nona edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu 1.228 trabalhos que representam todos os estados brasileiros e que contaram com o envolvimento de mais de 4.270 professores e 67.179 estudantes do ensino fundamental e médio. A competição científica busca reafirmar a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pelas Nações Unidas estimulando que os trabalhos abordem de forma crítica e criativa temas da Agenda 2030.

O projeto cearense aplica conceitos de Química, Física e Biologia, além de dialogar com questões das Ciências Sociais, para desenvolver tecnologias que visem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que moram em casas de taipa em 11 comunidades carentes próximas à Escola Ronaldo Caminha (Cascavel-CE).

A iniciativa é 
orientada pela professora de Biologia, Jôseline Maria Sousa Nascimento  

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Projetos da EEM Ronaldo Caminha aprovados para o Ceará Faz Ciência 2018






A EEM Ronaldo Caminha Barbosa manteve a tradição e aprovou 3 projetos para o Ceará Faz Ciência, uma das competições científicas mais importantes do estado do Ceará. O evento integra a Feira do Conhecimento 2018, organizado pela Secitece - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará.


Nossa escola já foi campeã de edições passadas e é tradicionalmente uma das escolas que mais aprovam projetos para a competição, reforçando a qualidade técnica dos projetos científicos e de engenharia trabalhados diariamente na EEM Ronaldo Caminha Barbosa e nas comunidade do entorno.

O tema da edição 2018 é "Ciência para redução das desigualdades" e nossa escola aprovou os seguintes projetos:

BIOPOLÍMERO COM COMPOSTOS ANTIMICROBIANOS: UMA PERSPECTIVA PARA EMBALAGENS ATIVAS, desenvolvido pelos estudantes Fabiana Ramos e Julio César Barros sob orientação da professora Jôseline Nascimento.

COMPÓSITO CERÂMICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO PARA OS PROBLEMAS DE HABITAÇÃO, desenvolvido pelas estudantes Cássia Xavier e Maria Eduarda Oliveira, sob orientação da professora Jôseline Nascimento.

REFLEXOLOGIA EXPERIMENTAL DE CENCHRUS ECHINATUS E JATROPHA GOSSYPIIFOLIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS-ALVO DA AGRICULTURA FAMILIAR, desenvolvido pelos estudantes Victor Faustino e Lívia Maia sob orientação do professor Juciano Teixeira. 

A EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza a todos os envolvidos no projeto e acredita que a prática da pesquisa científica como pilar pedagógico é um campo para explorar aprendizagens múltiplas dos estudantes.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

EEM Ronaldo Caminha é VENCEDORA NACIONAL do PRÊMIO RESPOSTAS PARA O AMANHÃ 2018




Pelo segundo ano consecutivo, um projeto da EEM Ronaldo Caminha Barbosa é vencedor nacional do Prêmio Respostas Para o Amanhã, promovido pela Samsung em parceria com o CENPEC. O prêmio desafia jovens a investigar as comunidades onde vivem e a elaborar projetos que apresentem soluções simples e criativas, a partir dos conhecimentos da área das Ciências da Natureza e da Matemática, para melhorar suas comunidades.





Neste ano o Prêmio recebeu 1.128 inscrições de projetos de escolas de todos os estados do Brasil, envolvendo cerca de 47 mil estudantes do Ensino Médio, que junto com seus professores se mobilizaram na escolha de uma temática presente em seus cotidianos, na construção de um projeto que envolveu o desenvolvimento de  ações investigativas e analíticas próprias da aprendizagem do conhecimento científico.

O projeto da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, Reflexologia Experimental de Cenchrus echinatus e Jatropha gossypiifolia no desenvolvimento de Culturas-alvo da Agricultura familiar, objetiva contribuir para a melhoria da produção agrícola familiar local. Os estudantes investigaram o potencial de ação de um bioestimulador de baixo custo, produzido a partir do Carrapicho e Pinhão roxo, plantas abundantes na região.

Vale ressaltar que em 2017 nossa escola foi campeã nacional do mesmo prêmio com o projeto "S.O.S CASA". A EEM Ronaldo Caminha Barbosa parabeniza professores, alunos e todos os envolvidos no processo de desenvolvimento do projeto e reforça que o trabalho com projetos é um campo fértil de possibilidades para expressão do protagonismo estudantil.